Notícias

Chafariz em frente à Catedral Metropolitana novamente em pleno funcionamento

Publicada em 18/09/2021, às 14h45

Por Brunella França, com edição de SEGOV/SUB-COM


Portal Centro de Vitória
Chafariz na Praça Dom Luiz Scortegagnam
Após seis anos sem funcionar, chafariz na Praça Dom Luiz Scortegagnam volta a ser atrativo no Centro de Vitória

A Praça Dom Luiz Scortegagnam, onde se localiza a Catedral Metropolitana de Vitória, agora tem mais um atrativo para fiéis, turistas e moradores que transitam pela região. O chafariz, há seis anos desativado, voltou a ter pleno funcionamento neste sábado (18), após intervenção da Secretaria Central de Serviços.

“A equipe da Central de Serviços fez a revisão em todo sistema do chafariz que fica em frente à catedral e não funcionava há seis anos. Fizemos as manutenções necessárias e hoje conseguimos colocá-lo para funcionar integral”, destacou o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.

Patrimônio histórico

A praça e o chafariz, de acordo com registros no livro “Logradouros de Vitória” foram construídos junto com as obras da Catedral Metropolitana, iniciadas em 1920 e concluídas em 1970.

“A Praça Dom Luiz Scortegagna, com a Catedral já inteiramente edificada, ostenta, agora, no centro, um lago artificial, foi asfaltada e arborizada. O novo templo, de linhas em estilo gótico, tomou, assim, o lugar de um outro, a velha Matriz, que diziam ter os altares finamente esculpidos, dourados, com imagens que datavam do início da fundação da cidade”, registra o livro.

Visitar

A praça, a catedral e o chafariz estão no roteiro do projeto “Visitar”, que oferece visitas guiadas pelo Patrimônio do Centro Histórico de Vitória.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (27) 3322-6418, de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas ou pelo e-mail visitar@vitoria.es.gov.br.


Voltar ao topo da página