Notícias

Cerco Inteligente de Segurança é apresentado a capitães e delegados

Publicada em 04/06/2019, às 19h21 | Atualizada em 04/06/2019, às 19h22

Por Melissa Künsch, com edição de SEGOV/SUB-COM


Flávio Almeida
palestra sobre cerco inteligente
Secretário de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, falou sobre os resultados do Cerco Inteligente e sobre o uso do sistema para a segurança pública
Flávio Almeida
palestra sobre cerco inteligente
Coronel Júlio Cesar disse que o Cerco é uma ferramenta útil, efetiva e que traz muita proteção para a sociedade capixaba

As experiências positivas do Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória foram transmitidas a capitães da Polícia Militar do Espírito Santo (PM-ES) e delegados de Polícia Civil pelo secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira. Eles fazem parte de uma turma de pós-graduação em Segurança Pública oferecida pela PM-ES.

Além das experiências do Cerco, que já ajudou a recuperar 147 veículos roubados em pouco mais de um ano, Calheira falou também sobre a importância da ferramenta para a elucidação de crimes e para a segurança urbana.

Cooperação

Para o secretário, essa parceria é fundamental para aumentar ainda mais a cooperação da Prefeitura de Vitória com as autoridades policiais.

"Além de compartilhar as informações do Cerco Inteligente, a Prefeitura de Vitória também aumenta o vínculo de cooperação da Guarda Municipal com a Polícia Militar, que é uma grande parceira que nós temos na Secretaria de Segurança Urbana. Essa palestra serviu para saberem como funciona o Cerco Inteligente de Segurança e como levarem isso para as cidades em que trabalham, pois capitães do Estado inteiro participaram. Eles agora voltam às suas unidades e vão poder apresentar a experiência para prefeitos e secretários de segurança. E quanto mais essa ideia for difundida, melhor para a segurança do Estado", disse Calheira.

Pesquisa

Para o coronel da PM Julio Cesar, o Cerco Inteligente de Segurança é uma ferramenta útil, efetiva e que traz muita proteção para a sociedade capixaba.

"Quanto mais o cidadão da Grande Vitória souber a inteligência do Cerco Inteligente, mais seguro ele vai se sentir. É um trabalho que a gente julga importante e agora a gente passa a estudá-lo de um ponto vista mais acadêmico. Esses capitães e delegados que estão aqui estão fazendo uma pesquisa porque no futuro eles poderão ser os chefes da Polícia Civil e comandantes da Polícia Militar do Espírito Santo.”

Um dos participantes da palestra, o capitão Bergami enfatizou que o Cerco Inteligente poderia ser aproveitado em outras cidades do Estado. “Diante de tudo que o secretário nos apresentou e de todas as possibilidades do sistema, seria ótimo se o Cerco Inteligente de Segurança fosse implantando em outros municípios.”

Solução de crimes

Entre os participantes estava a titular da Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher (DHPM), delegada Raffaella Aguiar, que disse já usar informações do Cerco Inteligente para a elucidação de crimes. “Eu já conhecia o Cerco porque na Delegacia de Homicídios e Proteção à Mulher a gente já utiliza informações. É um sistema supereficiente e auxilia tanto a efetuar prisões quanto localizar veículos que foram utilizados para crimes. A gente usa muito na investigação de homicídios.”

Colega de Raffaella na Polícia Civil, o delegado Leandro Piquet, titular da Delegacia da Praia do Canto, acredita que as informações do Cerco são cada vez mais fundamentais para a segurança na Grande Vitória. “Essas informações sobre o Cerco Inteligente de Segurança mostram que as ações integradas de segurança são fundamentais para a segurança do município e complementares às funções das polícias Civil e Militar”.

Flávio Almeida
palestra sobre cerco inteligente
Policiais militares e civis aprovaram a experiência e destacaram as ações integradas da Prefeitura de Vitória com as polícias
Flávio Almeida
palestra sobre cerco inteligente
Após a palestra os participantes foram conhecer a Central Integrada de Operações e Videomonitoramento

Voltar ao topo da página