Notícias

Cerco Inteligente de Segurança: 349 veículos já foram recuperados

Publicada em 30/11/2020, às 16h11

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Arquivo PMV
Cerco Inteligente de Segurança
Sistema conta com 86 câmeras, instaladas em 24 barreiras espalhadas pela cidade

Implantado em abril de 2018, o Cerco Inteligente de Segurança da Prefeitura de Vitória chega à marca de 349 veículos furtados ou roubados recuperados com a ajuda do sistema e se confirma como uma importante ferramenta para a Guarda Municipal. 

Em seus dois anos e sete meses de funcionamento, o sistema também já ajudou a prender 521 criminosos. Por associação criminosa, já foram 127 abordagens, resultando na prisão de 167 pessoas.

Para o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira, o sucesso se deve à inteligência do sistema e à rapidez de ação da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

"Os números de veículos recuperados e pessoas presas comprovam a excelência do sistema. Hoje, além de ajudar a recuperar veículos frutos de furto ou roubo, o Cerco Inteligente se configura como uma importante ferramenta para a segurança pública em geral, pois, com as imagens das câmeras, é possível ainda identificar suspeitos de crimes. Atualmente, o sistema auxilia também em investigações da Polícia Civil, da Polícia Federal e em ações do Ministério Público", avalia Calheira.

Estimativa

Mais importante do que o número de veículos recuperados é a estimativa do número de veículos que deixaram de ser roubados ou furtados desde quando o Cerco foi implantado.

"Se antes tínhamos uma média mensal de 100 a 110 veículos roubados ou furtados e essa média caiu pela metade (a maioria, atualmente furtados), temos que desde abril de 2018 até agora houve uma redução aproximada de 1.700 veículos que não foram alvo desse tipo de crime, graças ao poder inibidor dessa excelente ferramenta de investigação", complementa o secretário.

O sistema

O sistema conta com 86 câmeras, instaladas em 24 barreiras. Elas registram a foto dos carros e as placas são "lidas" pelo equipamento, que armazena a informação na base de dados. Caso haja uma restrição de furto ou roubo ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, será disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal.

Os operadores repassam todas as informações do carro, tais como trajeto, cor e modelo, ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que solicita a abordagem pelas equipes da Guarda ou da Polícia Militar.


Voltar ao topo da página