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Centro de Vitória tem 214 novas empresas abertas em 2019

Publicada em 18/09/2019, às 13h54

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Patricia Arruda


Diego Aves
Vitória vista de cima
Centro registrou crescimento do número de pedidos de licenças de empresas para funcionar na região

As ações implementadas pela administração municipal para revitalizar o Centro de Vitória têm atraído cada vez mais investidores para a região. Somente de janeiro a agosto deste ano, 214 novos empreendimentos foram abertos na região. Os destaques são para novos empreendimentos nos ramos de serviços e comércio varejista.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca que o Centro está entre os bairros que lideram o ranking de novas empresas da cidade, ficando atrás apenas de Jardim Camburi (219).

"O Centro de Vitória está se reinventando. Prova disso é o crescimento do número de pedidos de licenças de empresas para funcionar na região, a qual figura como a 2ª que mais atraiu empresas este ano na capital", revela.

Segundo Krohling, o resultado é fruto de um trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos na região, que vão desde limpeza, segurança e revitalização de espaços públicos até o fomento de atividades culturais e artísticas.

Atratividade

"Estamos saindo daquele movimento do Centro tradicional, com comércio comum de rua, e retomando - a partir de incentivos fiscais da Prefeitura e outras ações implementadas na região - para um novo Centro, agora com empreendimentos voltados para as áreas de serviços e inovação. Dessa forma, estamos recuperando a atratividade da região como local para se viver e para se investir", afirma.

Mercado da Capixaba

Krohling ressalta ainda que a reforma e a abertura do Mercado da Capixaba vai servir de indutor para atrair pessoas de outros municípios e de outras regiões da capital para o Centro, contribuindo, consequentemente, para impulsionar ainda mais o desenvolvimento de todo entorno.

“O espaço vai movimentar o Centro de Vitória com atividades ligadas à cultura e à gastronomia, sendo mais um passo importante para a revitalização do Centro. Quando há mais turistas e pessoas circulando, o comércio em geral é fortalecido e os imóveis valorizados”, destaca.

Licenciamentos renovados

Além das 214 novas empresas, o Centro de Vitória está em 2º ligar no ranking de licenciamentos renovados, atrás apenas da Enseada do Suá (581). “Ao todo, tivemos 498 empresas com seus licenciamentos renovados no Centro. É um número bastante significativo, que mostra que a região está muito bem posicionada".

Estudante de Publicidade leva prêmio em congresso sobre o Centro de Vitória

Imagem divulgação
Trabalho sobre o Centro
Drielly Schmor produziu um "anúncio" com os atrativos e particularidades do Centro Histórico (ampliar)

O Centro Histórico ganhou destaque no Expocom, o maior congresso de Comunicação da América Latina, no último dia 7, em Belém (PA). A estudante Drielly Schmor foi a vencedora de um trabalho acadêmico sobre a região.

"Escolhemos o Centro como objeto de estudo por ser um bairro histórico e com vários aspectos positivos que mereciam ser explorados. Nosso projeto buscava responder à questão: 'Quais os sentimentos evocados pelos moradores do Centro em relação ao bairro?'".

Após um mergulho profundo no ecossistema social da comunidade que vive no local e frequenta o Centro, foi constatada a necessidade de produzir um material que jogasse luz no valor simbólico e emocional que a população carrega da região. Com isso, foi produzido um anúncio de revista com um texto que sintetizava o resultado da pesquisa.

"Constatamos que, do jovem ao idoso, o sentimento é de que o Centro de Vitória é um dos melhores lugares para se viver, se relacionar e para desfrutar da cultura da região, considerando seu acervo de monumentos históricos e suas opções culturais, como arte, teatro, música, bares e restaurantes em diversos espaços de manifestações artísticas. Depois de ter realizado esse trabalho, ficamos muito mais próximas do Centro da capital e criamos um relação afetiva por ter descoberto tantas histórias bonitas sobre o bairro. É uma grande honra ganhar o prêmico com esse tema", revelou Drielly.


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