Notícias

Centro de Referência de Assistência Social Santa Martha se reúne famílias para baile carnavalesco

Publicada em 18/02/2025, às 18h25 | Atualizada em 18/02/2025, às 18h28

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Diego Alves
CRAS, PROJOVEM

Antes mesmo dos tamborins e cuícas começarem a "chorar" no Sambão do Povo, anunciando a abertura do Carnaval de Vitória, famílias atendidas em Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Vitória vão se reunir no Parque Mangue Seco, para um baile carnavalesco. O evento ocorre nesta sexta-feira (21), a partir das 10 horas, e também nos dias 25 e 26 de fevereiro, no Horto de Maruipe, a partir das 14 horas.

Os munícipes que cairão na folia são do território de Santa Martha atendidos pelos Cras Alaídes dos Anjos, localizado no Parque Mangue Seco, Claudionor Lopes Pereira, do  território de Maruípe, e Edelson Alves Baptista, do territorio de Itararé, em parceria com os Centros de Convivência, que prometem dar o tom do carnaval capixaba.

Ao som de marchinhas, num ambiente totalmente decorado para a festa, eles prometem lotar a quadra de esportes do parque. A ação é voltada a famílias atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Atendimento no Domicílio (SAD) Santa Martha, Maruípe e Itararé, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculos (SCFV) e Serviço de Atendimento Especializado no Domicílio (Sead). A festa será para toda família: crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas que frequentam os serviços desses territórios.

O Carnaval do Sistema Único de Assistência Socia (Suas) tem todos os ingredientes para ser o primeiro e a maior mistura musical, intergeracional e inclusiva de 2025. A equipe do Cras Santa Martha adiantou que os atendidos do SAD, com auxílio dos seus educadores sociais, estão produzindo as próprias máscaras de acordo com as possibilidades e criatividade de cada um.

Para animar a festa a Nutricionista da Gerência de Atenção à Família (GAF), Jaqueline Rigamonte Teixeira montou um cardápio especial que será produzido pelas manipuladoras de alimentos Maria Madalena e Márcia (Cras) e Rosângela (SCFV). Para ninguém perder o ritmo, além do delicioso lanche serão servidos suco e chup-chup natural da fruta e pipoca.

Para a gerente de Atenção à Família, Cremilda Astorga, a organização do Carnaval do Suas é mais uma oportunidade de promover encontros intergeracionais, conectar as comunidades ao que vivenciam na cidade , construção de novas memórias. "Essas ações no território permitem que as famílias conheçam os serviços socioassistenciais, além de criar ou estreitar vínculos comunitários, conhecer realidades parecidas, não iguais. São diferentes histórias de vida, diferentes pessoas, ainda que o bairro seja o mesmo", conta.

Para a secretária de Assistência Social da capital, Cintya Schulz, o envolvimento das equipes é um dos pontos fortes para o sucesso das ações desenvolvidas nos grupos do Paif, com os atendidos no SAD, SEAD e dos serviços de convivência. "O baile de carnaval permite que as pessoas se integrem com a comunidade e com as famílias consolidando elos de proteção social", acrescentou a secretária.


Voltar ao topo da página