Notícias

Central de Serviços realiza ações para minimizar efeitos das chuvas em Vitória

Publicada em 01/12/2022, às 19h15 | Atualizada em 01/12/2022, às 19h23

Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Carlos Antolini
Ações da Central de Serviços durante as Chuvas em Vitória
Ação da Central de Serviços durante as chuvas em Vitória. (ampliar)
Carlos Antolini
Ações da Central de Serviços durante as Chuvas em Vitória
Ação da Central de Serviços durante as chuvas em Vitória. (ampliar)

Os trabalhos realizados pela Central de Serviços, em Vitória, foram intensificados nas últimas semanas, considerando as fortes chuvas que atingem o Espírito Santo. Visando minimizar os impactos por ela causados e para garantir a mobilidade urbana aos munícipes, a sSecretaria está nas ruas realizando ações de limpeza.  

Equipes da Central foram divididas em diferentes áreas de atuação: coleta de lixo, limpeza de bueiros, tapagem de buracos e também com os caminhões de desobstrução, para fazer a remoção do lixo que  obstrui a saída das águas nas principais vias e onde há maiores pontos de alagamentos durante ou após as chuvas. 

O Secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim, que acompanha de perto as ações, afirma que as equipes estão trabalhando simultaneamente em diversos pontos da cidade.

"Nós estamos todos os dias mantendo o trabalho de limpeza pública, além dessas ações também específicas. Pois nesse momento da chuva são as ações mais importantes para evitar  pontos de alagamento e qualquer outro transtorno para a cidade que pode trazer qualquer risco para o munícipe", pontua o secretário.

Com o objetivo de agilizar os trabalhos de identificação de tragédias e realização das intervenções, a Prefeitura de Vitória, por meio da Central de Serviços, está dando todo o apoio necessário à Defesa Civil. 

Ações de limpeza na cidade

A Central de Serviços realiza a limpeza diária dos bueiros de Vitória. Em 2022, a média é de 165 bueiros limpos, por dia, na capital. Também neste ano, cada bairro já recebeu, ao menos, três ações de limpeza de bueiros.

A média é de 13kg de resíduos retirados, por bueiro. Sendo assim, estima-se que são removidas, diariamente, aproximadamente 2,15 toneladas de resíduos. Isso resulta num total de 685 toneladas de resíduos removidos dos bueiros pelo serviço de limpeza urbana no ano de 2022.

Além disso, a Central também intensificou o trabalho de limpeza da rede de drenagem. Nos últimos 12 meses, foram retirados 835.740 kg de resíduos. 

A parte líquida retirada da rede de drenagem, proveniente das chuvas na cidade, é descartada na própria rede de drenagem, só contabilizando a parte sólida, que é descartada em local adequado, aprovado pelos órgãos públicos de controle do meio ambiente.

Vitória conta com seis estações de bombeamento com equipes trabalhando em forma de plantão ininterrupto. 

 Emergência

A Defesa Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone de emergência: (27) 9 8818-4432.

Ação da Central de Serviços durante as chuvas em Vitória.

Voltar ao topo da página