Notícias

Casa Porto: Começa hoje (6) exposição “Cidades (In)visíveis

Publicada em 06/01/2022, às 08h00

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades
  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Foto Divulgação
Cidades (In)visíveis estreia nesta quinta (6) às 17 horas

A partir das 17 horas desta quinta-feira (6), tem início, na Casa Porto das Artes Plásticas, a mostra “Cidades (In)visíveis, uma exposição do acervo fotográfico de Tadeu Bianconi com curadoria de Fernando Pessoa e projeto educativo de Juliana Pessoa.

A exibição que reunirá no centenário prédio fotos em preto e branco de diversas cidades do mundo, tem por objetivo apresentar uma visão poética das cidades por meio do diálogo entre fotografia e literatura.

“O projeto nasceu do encontro entre o acervo fotográfico com fotos em preto e branco de diversas localidades do mundo, com a leitura do livro “As Cidades Invisíveis” de um dos maiores escritores europeus do século XX, Italo Calvino. O diálogo não pretende ilustrar palavras com imagens nem representar imagens com palavras, mas compor fotografia e literatura numa relação em que uma reforça e intensifica as características poéticas da outra”, explica Fernando Pessoa.

A exposição, que recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), ocorre até o dia 6 de abril e funcionará de segunda à sexta-feira, das 10 às 19 horas, e, aos sábados, das 10 às 14 horas. A classificação indicativa é livre e a entrada é franca.

“Cidades (In)visíveis” recebe recursos do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura) e foi um dos trabalhos contemplados no edital de seleção de projeto de ocupação da Casa Porto das Artes Plásticas, ano 2019/2020, na categoria I, Exposição Artística.

Passeio Fotográfico

No primeiro final de semana da exposição, no próximo sábado (8), a partir das 10h30, os visitantes da mostra “Cidades (In)visíveis” terão a oportunidade de participar de um passeio fotográfico.

A ação reunirá um grupo de pessoas para uma visita guiada à exposição seguida por um passeio fotográfico ao redor da Casa Porto. “O passeio buscará promover a interação do espaço com o seu entorno. Serão propostos alguns roteiros como base da caminhada", explica Juliana.

Protocolos

No interior da Casa Porto o uso de máscaras e a utilização de álcool em gel são obrigatórios, seguindo todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias para a prevenção e combate ao Coronavírus.

O agendamento prévio não é necessário, porém, o número de visitantes é controlado no local.

Serviço

O que: Exposição “Cidades (In)visíveis”

Abertura: Quinta-feira, 6 de janeiro, às 17 horas

Término: 06 de abril de 2022

Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - Praça Manoel Silvino Monjardim, 66 - Centro Histórico - Vitória - ES

Funcionamento: segundas às sextas-feiras, das 10 às 19 horas e sábados das 10 às 14 horas

Classificação Indicativa: Livre

Mais informações: (27) 3132-5295


Voltar ao topo da página