Notícias

Casa do Cidadão: novas regras para emitir Carteira de Identidade em dezembro

Publicada em 16/09/2019, às 12h41 | Atualizada em 16/09/2019, às 12h41

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Arquivo PMV SECOM
Carteira de Identidade
Munícipes podem agendar emissão da Carteira de Identidade na Casa do Cidadão

A partir do dia 1º de dezembro, entram em vigor as novas regras estabelecidas pela Polícia Civil para a emissão da Carteira de Identidade no Centro Integrado de Cidadania (CIC), mais conhecido como Casa do Cidadão, em Itararé.

As pessoas que precisarem emitir o documento devem ficar atentas. Uma das principais mudanças atinge a apresentação de certidões para a emissão. Pelas novas regras da Polícia Civil, só serão aceitas as certidões que tenham, no máximo, 10 anos a partir da data de emissão.

O posto da Polícia Civil que funciona na Casa do Cidadão passará a exigir apresentação de certidão original ou cópia autenticada em tamanho real. Não serão aceitas cópias reduzidas.

Já em relação à foto, a imagem 3x4 deve ser recente (no máximo, seis meses) e não poderá ser a mesma utilizada no documento anterior em caso de extravio.

A foto deve ser tirada com fundo branco, com fisionomia neutra, sem sorrir ou franzir o rosto.

Agendamento

Atualmente, são oferecidas 100 senhas por dia para emissão da CI na Casa do Cidadão. O serviço de agendamento fica on-line a partir das 13 horas e encerra assim que o limite de vagas é atingido.

Para fazer o agendamento, basta acessar o endereço eletrônico http://agendamento.vitoria.es.gov.br/ (selecione a categoria > documentos > selecione o serviço > Carteira de Identidade), preencher os dados solicitados e imprimir ou anotar o horário agendado gerado pelo sistema.

A emissão da 1ª via da Carteira de Identidade passou a ser um serviço gratuito em todo o território nacional, conforme a lei federal 12.687/2012. No entanto, a cobrança (pagamento da taxa DUA) para a emissão da 2ª via do documento ainda é válida, de acordo com a legislação de cada estado.

Caso o cidadão tenha alguma dúvida ou dificuldade, a orientação é entrar em contato no telefone 3382-5515 ou comparecer à Casa do Cidadão, que funciona de segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas.


Voltar ao topo da página