Notícias

Carnaval do Centro de Vitória será realizado na avenida Beira-Mar

Publicada em 15/01/2020, às 16h56 | Atualizada em 15/01/2020, às 17h10

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Josué de Oliveira


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Imagem divulgação
Bloco Regional da Nair
Os blocos interessados em desfilar têm até esta sexta-feira para se inscrever
Elizabeth Nader
Novo Calçadão da Beira-Mar
A avenida Beira-Mar será palco do Carnaval no Centro de Vitória

Com uma paisagem de tirar o fôlego, os shows do Carnaval 2020 de Vitória vão ocorrer na avenida Beira-Mar, no Centro da capital. O porto e a baía de Vitória vão dividir espaço com as atrações que prometem agitar os foliões nesta grande festa popular, além do cenário histórico que marca o Carnaval de rua de Vitória que já tem mais de 90 anos. A festa ocorre de 22 a 25 de fevereiro.

A alteração do local do palco do Carnaval ocorreu após um estudo que envolveu diversas secretarias, visando garantir a diversão e a segurança para moradores e foliões. O palco ficará próximo ao armazém da Codesa na Beira-mar, seguindo com o trecho de interdição até o início da Curva do Saldanha.

Os artistas que vão se apresentar no palco ainda estão em processo de contratação pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e serão divulgados assim que confirmados.

O Secretário Municipal de Cultura, Francisco Grijó, destacou que a mudança mantém a característica do Carnaval histórico no Centro, ao mesmo tempo que garante melhorias para foliões e moradores. A alteração do local do palco foi pensada em conjunto com outras secretarias de Vitória.

“Fizemos diversas reuniões para chegar no melhor modelo para atender a todos. Estamos trabalhando para melhorar aquilo que já é bom!”, ressaltou.

Para o Secretário, a expectativa é que o Carnaval deste ano atraia ainda mais turistas. “Esperamos um público ainda maior este ano. Vitória se tornou um destino muito disputado durante o Carnaval, especialmente porque oferece um evento com qualidade e organização. É uma cidade geograficamente pequena, uma ilha, na qual as pessoas podem se deslocar com facilidade, ir de um lugar a outro rapidamente”. 

Trânsito

As avenidas Jerônimo Monteiro e Princesa Isabel, no Centro de Vitória, vão ficar livres para o trânsito de veículos durante o Carnaval 2020 da capital capixaba. As ruas Araújo Primo e Alda Maria Lyra Vicentini, ao lado da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) também estarão livres para o trânsito automotivo. As ruas que dão acesso entre a avenida Princesa Isabel e a Beira-Mar ficarão interditadas.

A ideia é garantir que os moradores do Centro de Vitória possam transitar mais facilmente e tenham maior acesso às suas residências durante a grande festa popular. 

Blocos de rua

Os blocos interessados em desfilar no Carnaval deste ano têm até esta sexta-feira (17) para se inscrever junto à Prefeitura. As datas e trajetos dos desfiles serão sugeridos pelos blocos e definidas pela Comissão de Avaliação dos Desfiles de Blocos de Rua. Eles não terão caráter competitivo e vão ocorrer em diversos bairros da capital.

Decreto

Formulário de inscrição

O procedimento visa garantir a organização, a diversão e a segurança dos foliões na época do Carnaval. A organização e o ordenamento dos blocos estão previstos no decreto nº 16.934/2017.

Os responsáveis pelos blocos interessados devem entregar a solicitação no Protocolo Geral do Palácio Municipal, endereçada à Gerência de Produção e Difusão Cultural da Semc, informando todos os dados exigidos para o recebimento da autorização. O formulário está disponível online.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (27) 3132-2068. 

Infraestrutura

A Praça de Alimentação do Carnaval, formada por diversos FoodTrucks, ficará localizada na avenida Beira-Mar, na altura da Praça Getúlio Vargas. Os foliões vão poder contar ainda com o serviço de 40 ambulantes, devidamente identificados.

 cadastramento será feito por edital que será lançado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) em breve. O Carnaval contará ainda com mais de 200 banheiros, espalhados em três pontos da área de interdição.

A segurança do Carnaval será garantida com a atuação conjunta da Guarda de Trânsito, da Guarda Comunitária e da Polícia Militar do Espírito Santo.


Voltar ao topo da página