Notícias

Carnaval: ambulantes aproveitam desfiles para garantir renda extra

Publicada em 03/02/2024, às 01h45 | Atualizada em 03/02/2024, às 01h48

Por Mariana Santos (mssilvaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Eduarda Miranda


Mariana Santos
Carnaval 2024: desfiles dão oportunidade de gerar renda
Carnaval 2024: desfiles dão oportunidade de gerar renda (ampliar)
Mariana Santos
Carnaval 2024: desfiles dão oportunidade de gerar renda
Carnaval 2024: desfiles dão oportunidade de gerar renda (ampliar)

O Carnaval de Vitória, que é um dos maiores do País, além de levar aos foliões momentos de lazer, é oportunidade de garantir uma renda extra e valorizar o comércio local. Em meio ao público que prestigiou o Grupo A nesta sexta (2), os ambulantes foram essenciais, fornecendo alimentos, bebidas e outros produtos aos foliões, aproveitando para alavancar ainda mais as vendas. 

A Prefeitura de Vitória, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), ofereceu um curso de qualificação para ambulantes que desejavam trabalhar durante o evento. O curso abordou temas como atendimento ao cliente, boas práticas de higiene e segurança alimentar.

"É uma grande oportunidade. A gente consegue tirar uma renda maior e está só começando. Hoje é o primeiro dia, mas amanhã tem mais", disse o ambulante da barraca Dogão e Cia, Lindinilson Silva, que vendeu cachorro-quente e pão com carne no Sambão do Povo. 

Outra ambulante que se beneficiou do Carnaval foi a Luciene Paulo, que vendeu churrasquinho. "Hoje a venda está boa, mesmo chovendo. Graças a Deus, a PMV está dando muita oportunidade para a gente trabalhar. Trabalhamos no aniversário de Vitória, trabalhamos em Camburi, no Réveillon, na Arena, então nós tivemos muita oportunidade de trabalho. E eu gostei, todo mundo gostou do trabalho que ele está fazendo".

Além de garantir renda extra, o Carnaval também é uma oportunidade para os ambulantes divulgarem seus produtos e serviços. Muitos deles aproveitam o evento para fazer novos contatos e conquistar clientes.

Jansen Lube
Ambulantes no Carnaval
Jansen Lube
Ambulantes no Carnaval

Curso do Senac

Cerca de 210 ambulantes se inscreveram no curso.Além da importância econômica, os ambulantes também contribuem para a cultura do carnaval. Eles são responsáveis por manter vivas as tradições da festa, como a venda de comidas e bebidas típicas, como acarajé, cocada, churros e cerveja.

Jansen Lube
Ambulantes no Carnaval
Jansen Lube
Ambulantes no Carnaval

Voltar ao topo da página