Notícias

Carnaval: 200 atendidos nos Cras são selecionados para ver os desfiles no Sambão

Publicada em 08/02/2023, às 12h00

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Elizabeth Nader
Prefeito entrega credenciais às famílias do CRAS
Elizabeth Nader
Prefeito entrega credenciais às famílias do CRAS

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária municipal de Assistência Social, Cintya Schulz, fizeram, na manhã desta terça-feira (07), a entrega dos ingressos para as primeiras famílias convidadas para assistir ao desfile das escolas de samba da arquibancada do Sambão do Povo. Para a grande maioria delas esta será a primeira vez que estarão no dentro do sambódromo como foliões, de assistir do alto de uma arquibancada e, como apenas uma preocupação, se divertir.

E foi com esse desejo que Julieta Moreira Fideliz, de 44 anos, Admilson Oliveira Martins, 39, e Silmara de Souza Oliveira, 40, chegaram para receber os seus convites. "Já comprei até uma blusa brilhante e umas cervejinhas para curtir o carnaval lá do alto", anunciou Julieta, que vinha mantendo em segredo da família e dos amigos aquilo que ela chamou de "tirar a sorte grande".

Sorridente, ela contou que nunca tinha ganhado algo e receber a notícia de que receberia os ingressos a deixou muito feliz. Mesmo apaixonada pelo desfile das escolas de samba, até esse carnaval, Julieta só tinha tido oportunidade de assistir aos ensaios técnicos, que são abertos e de livre acesso ao público. "Sempre quis ver a minha escola (Novo Império) na avenida toda pronta", declarou ela.

Para o casal Admilson e Silmara, receber o convite para assistir da arquibancada o desfile oficial das escolas de samba teve um sabor ainda mais especial. Esta será a primeira vez que ambos não estarão lá a trabalho. Há mais de dez anos, em todos os carnavais, eles estiveram no Sambão do Povo, ora vendendo salgados e bebidas na área externa, ora atuando como segurança, ora atendente nos bares dos camarotes.

"Recebi a notícia, como um presente de aniversário antecipado. Vou comemorar meu aniversário na avenida", comentou Silmara, que completa mais um ano de vida nesta quarta-feira (08). Ela admitiu que esse era um sonho antigo. "Na maioria das vezes, estive trabalhando vendendo empadinha do lado de fora e via as escolas passando pelas frestas das grades. Assistir da arquibancada será emocionante", celebra Silmara.

Contemplados

Ao todo, receberam ingressos 200 pessoas em situação de vulnerabilidade social, acompanhadas nos 12 Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de Vitória e, cuja renda é inferior a meio salário mínimo per capita. "Famílias que não se imaginavam como espectadoras naquele espaço", acrescentou a gerente de Atenção à Família Cremilda Astorga.  

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, fez questão de ressaltar a alegria de, ao lado do prefeito, participar da entrega dos ingressos direto àquelas famílias.  "Esta é uma festa que é para todos. Esse ano, essas pessoas que trabalhavam no carnaval, que só espiavam de longe pelas grades ou viam de longe de cima da laje de suas casas, agora, vão viver uma experiência junto com suas famílias no Sambão do Povo", apontou.

Elizabeth Nader
Prefeito entrega credenciais às famílias do CRAS
Elizabeth Nader
Prefeito entrega credenciais às famílias do CRAS

Voltar ao topo da página