Notícias

Campo e monumento Vitória 360 Graus terão intervenções para evitar vandalismo

Publicada em 10/05/2019, às 17h10

Por Fabrício Faustini (fafaustinieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Setran
Roubo de fios e cabos
Materiais que faziam iluminação do monumento Vitória 360 Graus foram furtados
Divulgação Setran
Roubo de fios e cabos
Fios da iluminação da região da Curva da Jurema também foram furtados

A Prefeitura de Vitória fará troca de parte do sistema de iluminação para evitar a ação de vândalos no campo de futebol da Curva da Jurema e no monumento Vitória 360 graus.

Esses locais sofrem regularmente com vandalismo e roubo de material elétrico. A intenção é dar uma solução definitiva para essa situação.

Serão implantados postes de concreto circulares mais altos equipados com projetores metálicos no campo de futebol. Todo o sistema de proteção e medição existente será trocado e o serviço será finalizado com a concretagem dos circuitos.

A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) investirá, aproximadamente, R$ 60 mil no local para recuperação do sistema. Durante os próximos 15 dias, toda a iluminação no local estará desligada para que o trabalho seja finalizado.

Valorização

Segundo o gerente de Iluminação Pública de Vitória, José Fortunato Zamperlini, a finalidade de uma iluminação pública eficiente é proporcionar segurança e lazer e valorizar o mobiliário urbano.

"É um lugar belíssimo, procurado por milhares de pessoas para o esporte, o lazer e diversão, que sofre com atos de vandalismo. Teremos de investir e dar uma solução definitiva para impedir os furtos e proporcionar mais segurança aos frequentadores", disse Fortunato.

Detenção

As áreas de lazer da Curva da Jurema e das praças dos Namorados e da Ciência sofrem com o roubo de fios elétricos e quebra de postes de iluminação. Em dezembro de 2018, até mesmo o material da iluminação de Natal foi roubado.

A Guarda Comunitária deteve três pessoas suspeitas de roubar fios de postes da Praça da Ciência nesta semana. Elas foram encontrados em um quiosque abandonado na Curva da Jurema junto a, aproximadamente, 50 quilos de fios e foram conduzidos ao DPJ de Vitória.

Crime

O roubo de fios, segundo o Código Penal Brasileiro, trata-se de crime contra patrimônio público. Se algum munícipe presenciar esses furtos ou outro tipo de depredação contra o patrimônio público, deve acionar a Guarda Municipal e a Polícia Militar no número 190.


Voltar ao topo da página