Notícias

Cajuns vão estimular que crianças e adolescentes corram atrás de seus sonhos

Publicada em 03/05/2019, às 15h06

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Reunião de planejamento de ações dos cajuns
Maria Carolina de Lima Monte Verde disse que os profissionais ampliam seus conhecimentos acerca da temática a ser desenvolvida dentro dos equipamentos

Coordenadores, assistentes sociais, nutricionistas e educadores do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Caminhando Juntos (Cajun) tiveram a oportunidade de se reunir para ouvir e elaborar ações para crianças e adolescentes assistidos com base no eixo "Direito de Ser".

O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (3), no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD). O nome do projeto é "Direito de ser um sonhador". O mês de maio será marcado também pelo enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.

Cada um dos 14 Cajuns irá construir seu filtro dos sonhos. É um amuleto típico da cultura indígena norte-americana que, supostamente, teria o poder de purificar as energias, separando os "sonhos negativos" dos "sonhos positivos", além de trazer sabedoria e sorte para quem o possui.

"Através desse planejamento coletivo de todos os Cajuns, os profissionais ampliam seus conhecimentos acerca da temática a ser desenvolvida dentro dos equipamentos. Os mesmos também podem contribuir com suas sugestões e fortalecer seus conhecimentos através dos saberes de outros profissionais dos Cajuns. Esse encontro é sempre produtivo", disse a coordenadora do Cajun de Solon Borges, Maria Carolina de Lima Monte Verde.

Guiomedce Paixao
Reunião de planejamento de ações dos cajuns
"Queremos motivar e despertar que todos sejam capazes de conquistar seus sonhos e, assim, transformar a sua realidade", disse Fabiane de Souza

Despertar

"Nós pensamos em trabalhar os sonhos de crianças e adolescentes em virtude do Festival de Dança do Cajun, onde vimos eles muito motivados com o Jeremias, vencedor do The Voice Kids. Sabemos que cada criança tem um sonho, um espelho. Queremos motivar e despertar que todos sejam capazes de conquistar seus sonhos e, assim, transformar a sua realidade", disse Fabiane de Souza Dias Ramos, pedagoga dos Cajuns.

Mandalas

"Cada Cajun irá realizar dois filtros de sonho. É a construção de todos, o coletivo. Sem nenhuma identificação, a criança e o adolescente terão a oportunidade de escrever qual sonho gostariam que permanecesse na mandala. Na atividade no dia 18 de maio (Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes), cada comunidade receberá essas mandalas em uma praça do território e haverá uma apresentação de um coral para simbolizar a temática", explicou a gerente dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Famiglia Martins.


Voltar ao topo da página