Notícias

Cajuns têm programação lúdica e educativa contra exploração sexual de crianças

Publicada em 14/05/2019, às 12h00

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Violência infantil
Crianças e adolescentes dos Cajuns participarão de variadas atividades voltadas ao enfrentamento da exploração sexual desse público

A semana será de oficinas lúdicas e também de reflexão sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes nos Serviços de Convivência Caminhando Juntos, os Cajuns.

A programação especial será realizada em todas as unidades dos Cajuns, marcando o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado todos os anos em 18 de maio.

A proposta é ouvir os participantes, que estão na faixa etária impactada diretamente por essas práticas, e mobilizá-los para se protegerem e denunciarem violações. O tema será levado para eles com conteúdos adequados para cada faixa etária.

Pergunta

As crianças vão responder, com desenhos, palavras ou qualquer forma de expressão gráfica, à pergunta "Qual o seu sonho para os próximos dias 18 de maio da sua vida?".

As respostas de cada Cajun serão penduradas em um filtro dos sonhos, que será exposto em praças ou locais de grande movimentação nos arredores das unidades.

Ações

Além das oficinas de sonhos, cada unidade promoverá apresentações de dança, música e outras atrações para a comunidade, a partir de quinta-feira (16).

Yuri Barichivich
Caminhada de Combate à Violência, ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Caminhada visa alertar a sociedade para o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida

Haverá participação dos Cajuns, com coral e dança, também na caminhada promovida pelo Fórum Araceli, programada para a manhã de domingo (19), na praia de Camburi.

Veja a programação abaixo

Dia 16

Cajun Andorinhas: às 14 horas, na Casa do Cidadão

Cajun Engenharia Itararé: às 8h, na praça de Itararé; às 13h30, na Casa do Cidadão

Cajun Solon Borges: às 9h, na praça Odilon Grijó

Dia 17

Cajun Bela Vista: às 9h, na praça de esportes de Bela Vista; às 15h, em parceria com Cajun Bairro do Quadro, na praça de Santa Tereza

Cajuns Consolação e Jaburu: às 8h, caminhada e encontro na praça do bairro

Cajun Nova Palestina: às 8h, Emef Neusa Nunes; às 13h30, em parceria com Santo André, no Quartel da PM

Cajun Bonfim: às 8h, na praça de Eucalipto

Cajun Santo André: às 9h, caminhada em Santo André; às 13h30, com Cajuns Nova Palestina e Conquista, no Quartel da PM

Cajun Romão: às 9h, caminhada na praça de Jucutuquara

Centro de Integração Social (CIS) Conquista: às 13h30, no Quartel da PM

Dia 18

Cajuns Santo André, Nova Palestina e Conquista: às 9h, panfletagem e abordagem aos munícipes na rodovia Serafim Derenzi

Cajun Caratoíra: às 8h, na feira de Caratoíra

Dia 19

Cajun Praia do Suá: às 8h, caminhada, dança e coral na praia de Camburi

Dia 20

CIS Conquista: às 9h, na praça de Conquista

Dia de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças

O dia 18 de maio foi estabelecido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes por relembrar o assassinato de Araceli, de 8 anos de idade, em Vitória, no ano de 1973. Araceli teve todos os seus direitos humanos violados.

A mobilização nacional tem por objetivo sensibilizar toda a sociedade - família, escola, igrejas, mídia, sociedade civil, governos e instituições de atendimento – a assumir o compromisso com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.

A temática é tratada com muita atenção durante o ano inteiro nos Cajuns, com rodas de conversas, palestras, jogos, vídeos e ações lúdicas e educativas nas oficinas de artes, música, capoeira, jogos brinquedos e brincadeiras (jbb), artes circenses e dança.


Voltar ao topo da página