Notícias

Cajuns promovem Dia das Famílias com brincadeiras e oficinas para os pequenos

Publicada em 08/05/2019, às 13h34

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Edlamara Conti


Guiomedce Paixao
cajun consolação dia da família
Crianças e adolescentes participaram da programação do Dia das Famílias no Cajun de Consolação
Guiomedce Paixao
cajun consolação dia da família
Beatriz Barcelos dos Santos levou o filho Samuel para participar da ação: "O Cajun mudou a vida dele"

Crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Caminhando Juntos (Cajun) estão participando de atividades lúdicas e educativas com o tema "Dia das Famílias". 

Uma delas é oficinas para fazer brinquedos, como slime e peteca. Também há apresentações culturais, brincadeiras e oficinas de dança, música, capoeira e circo. As primeiras unidades do Cajun a receber a programação foram Consolação e Conquista.

Em Consolação, Eliane Alves, de 36 anos, acompanhou os três filhos, Natylly , 11, Ana Júlia, 10, e Leoni, 8, e destacou os benefícios que o Cajun oferece. 

"Espero que meus filhos sigam esses ensinamentos ao longo da vida deles. Eles aprendem muito sobre educação, violência e respeito. Isso para mim é uma nova visão de mundo. Vivencio sempre que posso o dia a dia deles aqui dentro. Isso transforma a vida deles", disse Eliane, que recebeu elogios da primogênita: "Minha mãe é minha rainha. Amo muito ela", disse Natylly.

Beatriz Barcelos dos Santos, 33, mãe de Samuel, 11, concorda que o Cajun mudou a vida do filho: "Por ser filho único, ele era bastante tímido. Agora ele vem desenvolvendo isso. Acho muito importante estar participando dessa manhã com ele".

"Faço várias oficinas, como artes, capoeira, música e jogos, brinquedos e brincadeiras. Quando não venho para cá, fico triste. Acho muito legal minha mãe estar aqui. Quero que ela me veja tocando a percussão", disse Samuel.

Guiomedce Paixao
cajun consolação dia da família
Débora Pereira Schutz levou Yuri, Júlia e Ana Beatriz, de apenas 2 meses, para participar da ação em Consolação
Guiomedce Paixao
cajun consolação dia da família
Objetivo da programação foi promover a integração dos atendidos com seus familiares e amigos

Integração

"Muito bom esse espaço para eles interagirem e fazerem novas amizades. Meus dois filhos gostam muito daqui e ficam empolgados quando eu venho", comentou Débora Pereira Schutz, 32, mãe de Yuri, 12, Júlia, 11, e Ana Beatriz, de 2 meses.

"A minha mãe é a razão da minha vida", disse Júlia. "Fico muito mais confiante quando ela está aqui. Claro, mais feliz também", comentou Yuri.

Afeto

"O Cajun quer proporcionar que os familiares possam vivenciar as oficinas que eles fazem todos os dias e, assim, possam trocar afetos com seus filhos e amigos. Primeiro, teremos uma dinâmica musical, em que eles vão tocar juntos. Depois, teremos a caixa do afeto, com palavras que representam ações que vão ter que desempenhar", comentou Carla Vidal, educadora social da oficina de jogos, brinquedos e brincadeiras (JBB).

Identidade musical

"Quando eu vim para cá, a ideia era dar oficinas de coral e violão. Mas, aos poucos, fui percebendo que eles gostavam de samba e pagode. Talvez pela presença da escola de samba na comunidade. Então, eles assumiram essa identidade musical de Consolação, com o grupo "Tamo Junto". Todos eles têm a oportunidade de experimentar, trocar os instrumentos e conhecer um pouco da história de alguns dos sambistas", disse o educador social de artes, Luiz Eduardo Martins.

Troca de experiência

"É extremante enriquecedor para essas crianças e esses adolescentes trocar essas experiências com seus familiares. Toca nossos corações e nossa alma. Não tenho nem palavras para descrever essa sensação e esse momento de afetividade entre todos nós", ponderou a assistente social Maria Aparecida de Azevedo.

Vínculos familiares

"É de suma importância o fortalecimento dos vínculos familiares e essa integração dos pais com crianças e adolescentes. Faz total diferença na vida deles. Os pais viram crianças novamente", ponderou a coordenadora do Cajun Consolação, Jussara Borges Almeida.

"Através do eixo norteador do trimestre, 'Direito de ser', teremos como objetivo no Dia da Família a promoção da afetividade através do sub-eixo 'direito de brincar', utilizando oficinas de construção de brinquedos (slime e peteca), apresentações culturais, brincadeiras, oficinas de dança, música, capoeira, circo sempre enfatizando o afeto entre os familiares, disse Fabiane de Souza Dias Ramos, pedagoga dos Cajuns.

Programação dos Cajuns

Quinta-feira (9), das 9h às 11h e das 14h às 16h

Cajun Andorinhas
Endereço: Servidão Theodorico Rosa do Nascimento, S/N, Andorinhas
Telefone: 3315-3808

Cajun Caratoíra
Endereço: Rua Padre Antunes, 72, Vitória
Telefone: 3315-3808

Cajun Bela Vista
Endereço: Rua Padre Emílio Miotti, 217 - Bela Vista
Telefone: 3233-9794

Cajun Jaburu
Endereço: Escadaria João Rosa Neto, S/N - Gurigica
Telefone: 3227-5720

Cajun Bairro do Quadro
Endereço: Rua São João, S/N - Do Quadro
Telefone: 3322-5601

Cajun Praia do Suá
Endereço: Rua General Câmara, 199 - Praia do Suá
Telefone: 3137-2920

Cajun Romão
Endereço: Rua Ormando Aguiar, 234 - Romão
Telefone: 3323-5693

Cajun Santo André
Endereço: Rua da Coragem, S/N - Santo André
Telefone: 3233-8059

Cajun Solon Borges
Endereço: Praça Odilon Grijó, S/N - Solon Borges
Telefone: 3317-1566

Sábado (11), das 9h às 11h30

Cajun Itararé/Engenharia
Endereço: Rua Arlindo Sodré/ Beco João Luiz Mattos, 16 - Itararé
Telefone: 3382-6166

Cajun Nova Palestina
Endereço: Rua Pedestre, S/N - Nova Palestina
Telefone: 3315-1497

Cajun Bonfim
Endereço: Rua José Nery do Rosário, 4 - Bonfim
Telefone: 3324-7220

 

Guiomedce Paixao
cajun consolação dia da família
"É extremante enriquecedor para essas crianças e esses adolescentes trocar essas experiências com seus familiares", disse Maria Aparecida
Guiomedce Paixao
cajun consolação dia da família
"O Cajun quer proporcionar que os familiares possam vivenciar as oficinas que eles fazem todos os dias", afirmou Carla

Voltar ao topo da página