Notícias

Cajun recebe teatro de bonecos para fazer alerta sobre combate à dengue

Publicada em 20/01/2020, às 15h43

Por Milene Miguel, com edição de Josué de Oliveira


  • Saúde e bem-estar

Divugação Semus
cajun
A atividade tem como objetivo conscientizar as crianças sobre os riscos da dengue

Hoje foi a vez do Projeto Caminhando Juntos (Cajun) de Consolação receber a Equipe de Educação em Saúde para aprender como combater os mosquitos da dengue. Os trabalhos com teatro de fantoches são realizados em parques, praças e escolas em todos os territórios de saúde do município, a fim de alertar as crianças de forma educativas e preventivas sobre as arboviroses .

O evento teve como principal objetivo chamar a atenção e conscientizar as crianças e os familiares sobre os cuidados necessários para combater o mosquito. Para o diretor do CVSA, Rogério Almeida, o trabalho de combate à dengue não tem idade.

“As crianças são ótimas aliadas contra o Aedes Aegypti. Elas têm uma facilidade imensa de influenciar os pais, além de terem uma iniciativa incrível”, disse.

Outras Ações

Para enfrentar esse cenário, o CVSA também utiliza da aplicação de inseticida espacial (fumacê) e aplicação de larvicida biológico para controle de criadouros em valas e bueiros em todos os bairros de Vitória.

Também são realizadas ações de rotina, em especial, a visita domiciliar dos agentes de endemias, que fazem tratamento e eliminação de eventuais focos e orientam os moradores sobre medidas de prevenção. As ações educativas também são realizadas nas comunidades, unidades de saúde, e locais de grande movimentação.

Além disso, quatro vezes ao ano o CVSA também realiza o Levantamento Rápido da Infestação do mosquito Aedes aegypti (LIRAa) que mostra a situação de risco dos bairros, divididos em 13 estratos, com os principais criadouros encontrados e o tipo de ação necessária para o controle do vetor.

Checklist

Os moradores devem ficar em alerta e podem realizar o check list para combater os mosquitos. Ele também está disponível no aplicativo Vitória Online, no acesso "Combate à dengue". O munícipe escolhe uma ação de combate a ser realizada semanalmente em sua residência.


Voltar ao topo da página