Notícias

Cajun faz vídeo de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicada em 18/05/2020, às 11h16 | Atualizada em 18/05/2020, às 11h17

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Divulgação Semas
Vídeo do Cajun para o dia 18 de maio
Vídeo traz mensagens de conscientização para proteção de crianças e adolescentes

Com o intuito de conscientizar pais e sociedade sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), as equipes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) gravaram um vídeo.

O texto do vídeo é de autoria do educador social de música do Cajun Luiz Eduardo Martins. A literatura de cordel traz a importância de proteger crianças e adolescentes e também retrata o momento de pandemia do coronavírus.

Diz a estrofe: "Em qualquer situação. O Cajun será sempre seu amigo. O lugar onde seus sonhos acontecem. Onde você terá proteção, acolhida e abrigo. O que nos move é a alegria. De ter a certeza de que um dia a Covid será só um conto antigo...".

Assista ao vídeo:

"Queremos dizer com esse cordel que os nossos atendidos, mesmo neste período de distanciamento social, podem contar conosco e estamos próximos. O Cajun é como um parceiro e um amigo na vida deles", disse Luiz Eduardo.

O vídeo traz mensagens de educadores sociais e equipes dos Cajuns para incentivar as denúncias de possíveis violações contra crianças e adolescentes. 

Violação

"A proposta é de mobilizar, sensibilizar e convocar todo o município em favor da luta em defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Eles têm direito ao desenvolvimento de forma segura e protegida, principalmente nesta situação de isolamento social", afirmou a coordenadora dos Serviços de Convivência para Crianças e Adolescentes, Anacyrema da Silveira Silva.

"Ainda temos que conviver em uma sociedade em que acontece a violação de direitos de crianças e adolescentes. Não podemos nos calar e devemos, sim, conscientizar todos sobre a importância de denunciar no Disque-100 qualquer tipo de maus-tratos. Esse vídeo é mais um cuidado da Secretaria de Assistência Social (Semas), por meio das equipes dos Cajuns, em vencer essa causa", explicou a gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Famíglia Martins.

"A equipe do Cajun reinventou o trabalho e a forma de estar junto das crianças e suas famílias neste momento de pandemia, e isso tem sido fundamental no enfrentamento das vulnerabilidades. Lembrar o 18 de Maio é não se esquecer do papel do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos na proteção de crianças e adolescentes e na prevenção das violações de seus direitos", declarou a secretária de Assistência Social em exercício, Brunella Tiburtino Aloquio Teixeira.


Voltar ao topo da página