Notícias

Boneca Juju encanta crianças da Educação Infantil e ensina cuidados com a saúde

Publicada em 15/08/2022, às 13h25 | Atualizada em 15/08/2022, às 13h30

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Giovana Rebuli


  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Boneca Juju no Cmei SML
Boneca Juju no Cmei Sophia Musengny Loureiro. (ampliar)

A Boneca Juju cantou, dançou, orientou e contou história para as crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sophia Musengny Loureiro, em bairro Da Penha. O objetivo da atividade foi orientar os pequenos sobre a importância dos cuidados com o corpo de forma lúdica e prazerosa, desenvolvendo a expressão oral, corporal, musical e a fantasia.

Dessa forma, 325 crianças dos grupos 4, 5 e 6 dos turnos matutino e vespertino foram estimuladas a ouvir, a participar de forma coletiva do evento, interagir com os colegas, respeitando o espaço do outro e compreendendo a importância das parcerias junto aos diversos órgãos e entidades públicos.

A presença da contadora de histórias Priscila Delatorre, que interpreta a Boneca Juju, foi um sucesso entre os pequenos. "A Boneca Juju dançou", contou Arthur Azevedo Loss, do grupo 4 C.

"A gente 'acharam' legal, porque eu adoro rosa", disse Thaila Ribeiro do Rosário, do grupo 6 A. "Eu achei muito legal porque ela falou do piolho, se tiver piolho no cabelo, vai ter que usar o pente do piolho", pontuou Samuel Barbosa Amorim, do grupo 6 A.

Foto Divulgação
Boneca Juju no Cmei SML
Boneca Juju no Cmei Sophia Musengny Loureiro. (ampliar)

"Eu aprendi que tem que escovar os dentes e tomar banho para a gente ficar limpinho", relatou Ayla de Souza, do grupo 5 D. "A gente aprendeu a lavar o cabelo, o corpinho e escovar os dentes. Lavar o cabelo para tirar os piolhos porque coçam muito", observou Sara Simões Miranda Pinto, também do grupo 5 D.

Ação educativa

A apresentação da Boneca Juju, com a presença de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bairro da Penha, foi provocada a partir de um pedido da própria unidade de ensino. A pedagoga Claudia Maria Alvarenga contou que, na unidade de ensino, os professores relatam ao corpo técnico e administrativo sobre casos de piolho em sala de aula, além de como as queixas das famílias quanto a esse problema.

Diante desse cenário, a diretora do Cmei, Clezya Grazziotti, entrou em contato com a Unidade de Saúde de Bairro da Penha, que é parceira da unidade de ensino, e solicitou para que fosse feita uma ação envolvendo o cuidado e o bem-estar das crianças. "Essas atividades são muito importantes, pois além da conscientização, elas promovem parcerias", destacou a pedagoga Claudia.

A equipe do Cmei Sophia avaliou que a atividade auxilia a orientar a criança de forma alegre e descontraída com uma linguagem acessível ao universo infantil sobre cuidados consigo mesma e perceber a sua importância para o seu bem-estar físico e mental.

"Atividades que promovam a interação entre as crianças, profissionais e convidados, são relevantes ao desenvolvimento infantil, que além de serem informativas, são prazerosas", pontuou a pedagoga Dayane Rabelo.

"Através dessas atividades podemos perceber que as crianças aprendem de forma lúdica e prazerosa e, muitas vezes, levam o que aprenderam para o contexto familiar", observou a pedagoga Vanessa Machado.

Foto Divulgação
Boneca Juju no Cmei SML
Boneca Juju no Cmei Sophia Musengny Loureiro. (ampliar)

Programa de Saúde na Escola

A enfermeira da UBS de Bairro da Penha Maria Aparecida Fanticelli, ao receber o contato da unidade de ensino, pensou em levar os temas do Programa Saúde na Escola (PSE) da forma mais lúdica possível, principalmente por conta da faixa etária das crianças, com idades entre três e cinco anos.

"Queríamos que fosse algo divertido, para que as crianças fixassem melhor o conteúdo, uma vez que nessa faixa etária, o lúdico influencia muito na atenção e na fixação de conteúdos", explicou.

Assim, Aparecida convidou a profissional contadora de histórias Priscila Delatorre para interpretar a Boneca Juju e então ensinar aos pequenos informações importantes sobre prevenção de doenças, cuidados pessoais, respeito e cidadania, tudo na linguagem simples das crianças.

"O Programa Saúde na Escola possui esse objetivo, ir fomentando nas crianças a consciência sobre o autocuidado, a saúde e a prevenção de doenças, ajudando-as a desenvolverem hábitos saudáveis ao longo das suas vidas", afirmou Aparecida.

"Nosso objetivo era levar aprendizagem para as crianças de forma lúdica. As crianças ficaram encantadas, querendo subir no palco para interagir com a Boneca Juju. Foi um momento muito especial, em que falamos sobre a importância da higiene pessoal para evitar problemas de saúde, desde piolhos até a Covid, e sobre a importância do respeito que devemos ter uns com os outros", disse o diretor da UBS do Bairro da Penha, Lauer Marinho Sardenberg.


Voltar ao topo da página