Notícias

Biblioteca on-line: escritores capixabas fazem indicação de leitura da semana

Publicada em 24/06/2020, às 17h10

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Melissa Künsch


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Acervo pessoal
Denise Moraes indica "O Sertão Anárquico de Lampião" de Luiz Serra
Uma das convidadas da semana, a artista plástica Denise Moraes indica o livro "O Sertão Anárquico de Lampião", de Luiz Serra
Acervo pessoal
Cilmar Francisqueto indica o livro "A Enxada e a Lança" de Alberto da Costa e Silva
Cilmar Francisqueto fala sobre o livro "A Enxada e a Lança", de Alberto da Costa e Silva

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim traz nesta semana, dentro do "O que estou lendo nesta quarentena?", dicas de três escritores para leitura durante este período de isolamento. A ação é fruto do projeto "Viagem pela Literatura", realizado pela Biblioteca, um espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc).

Clique aqui para ver as indicações

Nesta edição, Manoel Góes indica "Guananira" (de Bernadette Lyra), Cilmar Francisqueto fala sobre "A Enxada e a Lança" (de Alberto da Costa e Silva) e a artista plástica Denise Moraes traz o livro "O Sertão Anárquico de Lampião" (de Luiz Serra). Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória e são disponibilizados toda quarta-feira.

Clique aqui para assistir às edições anteriores

Sobre os escritores

Manoel Góes é escritor, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha. Já foi articulista convidado nos jornais A Gazeta, A Tribuna e na Revista ES Brasil. Escreveu ainda artigos para o "Escritos de Vitória" nº 32 e 33. O escritor planeja ainda lançar o primeiro livro de crônicas da carreira pela editora Cousa, sob o título de "Com a sorte da palavra".

Cilmar Francisqueto é graduado em Comunicação Social pela Ufes e se dedicou a pesquisas sobre a imigração no Espírito Santo. É autor de livros como: "Imigrantes: base de dados da imigração estrangeira no Espírito Santo nos séculos XIX e XX" e da obra "Victor Frond - 1860: uma aventura fotográfica pelo itinerário de D. Pedro II na Província do Espírito Santo", de 2015. Atuou ainda como coordenador editorial da Coleção Canaã, com 27 títulos editados.

Denise Moraes é escritora e artista plástica. É membro da Academia Feminina Espirito-santense de Letras. Com uma produção poética extensa, seus escritos encontram-se em antologias, coletâneas, livros, jornais, entre outros. Com a poesia "A Heroína Capixaba Maria Ortiz", foi premiada em 1º lugar pelo Salão de Artes e Literatura da ABD - Macaé-RJ.


Voltar ao topo da página