Notícias

Biblioteca on-line: dicas dos escritores Jace Theodoro, José Irmo e Maria Viola

Publicada em 16/06/2020, às 15h40

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Acervo pessoal
O escritor e jornalista Jace Theodoro dá dica de leitura nesta semana
Escritor e jornalista Jace Theodoro dá dica de leitura nesta semana: "O Corpo Encantado das Ruas"
Acervo pessoal
O escritor José Irmo Gonring indica livro de João do Rio
Escritor José Irmo Gonring indica livro de João do Rio

A Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim traz nesta semana os escritores Jace Theodoro, José Irmo e Maria Viola Bona para indicar leituras no quadro "O que estou lendo nesta quarentena?", do projeto Viagem pela Literatura.

Clique aqui para assistir

Neste quadro on-line, a Biblioteca traz nomes da literatura produzida no Espírito Santo para indicar leituras para o público.

Nesta edição, o jornalista Jace Theodoro indica "O Corpo Encantado das Ruas" (de Luiz Antonio Simas); José Irmo fala sobre "A Correspondência de uma Estação de Cura" (de João do Rio) e a poetisa Maria Viola Bona finaliza com o livro "O Grande Gatsby" (de F. Scott Fitzgerald).

Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória e são disponibilizados toda quarta-feira.

Clique aqui para assistir às edições anteriores

O Viagem pela Literatura acontece há 25 anos e é premiado nacionalmente pelas ações que incentivam a leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. A Biblioteca Municipal é um espaço da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). 

Escritores

Jace Theodoro nasceu em Muqui e é jornalista, ator e bailarino. Com um estilo de escrita que reúne humor, poesia e crítica, Jace ficou conhecido pelas crônicas no jornal A Gazeta. O material foi lançado posteriormente em quatro livros. O mais recente do autor é "Olhar de Aceno para os lados", com ilustrações de Amarildo, lançado em dezembro de 2019 pela editora Maré.

José Irmo Gonring nasceu em Santa Teresa. Mestre e doutor em Letras, jornalista, professor universitário na área de Comunicação, poeta, cronista e dramaturgo. Na Ufes, ministrou oficinas de criação de crônicas por 11 anos no curso de Comunicação Social. Publicou os livros de poemas “A água dos dias e o curso do rio” (Prêmio do Departamento Estadual de Cultura - DEC), “O cerco ao boi e a rã de fogo” (Edufes) e “Garimpo de estrelas” (selecionado pelo edital da Secult); e o livro de crônicas “As libras estrelinhas”, também pelo edital da Secult.

Maria Viola Bona é natural de Baixo Guandu. Graduada em Geografia pela Ufes e pós-graduada em Planejamento Educacional, dedicou a maior parte da sua vida à educação. É membro da Academia de Letras de Vila Velha, da Academia de Letras e Artes de Poetas Trovadoes e da Sociedade de Cultura Latina do Brasil. Participou de várias antologias com poemas e crônicas ao longo dos anos. Em 2014, publicou seu primeiro livro, o romance "Cenas da Vida", pela Chiado Editora. Em 2018, veio o segundo romance: "Quando a vida não oferece escolhas", pela Editora Scortecci. A escritora, em 2020, lança o primeiro livro de poemas, chamado "Nas Asas do Tempo".

Acervo pessoal
A escritora e poetisa Maria Viola Bona indica "O Grande Gatsby" como leitura
Escritora e poetisa Maria Viola Bona indica "O Grande Gatsby" como leitura
Acervo pessoal
A escritora Andréa Espíndula dá dica de leitura infantil para este feriadão
Quadro "O que estou lendo nesta quarentena?" é disponibilizado toda quarta-feira

Voltar ao topo da página