Notícias

Biblioteca Municipal oferece mais de 19 mil obras em formato digital

Publicada em 08/07/2021, às 16h05

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Arte Comunicação/PMV
Biblioteca Digital
Biblioteca Municipal conta com um rico acervo de gravações em áudio e e-books (ampliar)

Ela poderia ser uma respeitável senhora, repleta de características tradicionais e conservadoras, mas muito pelo contrário. Prestes a completar 80 anos, no próximo dia 29, a Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim não parou no tempo e, em plena era da conectividade, em que os dados circulam com extrema velocidade, oferece aos seus frequentadores, agora também virtuais, mais de 19 mil obras literárias em formato digital.

A instituição foi um dos 149 espaços culturais distribuídos pelo Brasil selecionados pela "Tocalivros", plataforma de audiolivros, para receber um rico acervo de gravações em áudio e e-books (livros em formato digital), disponíveis para celulares, computadores e tablets.

São 19.531 obras, sendo 16.679 e-books e 2.852 audiolivros, abrangendo várias áreas do conhecimento e idiomas, como literatura, filosofia, psicologia, artes, esportes e biografia.

A ação é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), por meio da Biblioteca Municipal, com a Organização Não Governamental (ONG) Recode.

Acervo

Todo o acervo digital está disponível no endereço https://biblioteca-municipal-adelpho-poli-monjardim.tocalivros.com. O cadastro gratuito também é realizado on-line.

Os audiolivros reúnem títulos e best-sellers de diversos gêneros, como O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint Exupéry, e Como se tornar um grande líder, de Ken Lawson. As obras são narradas na íntegra por profissionais com produção sonora.

Cada usuário tem o limite mensal de "empréstimo virtual" de duas obras. No mês seguinte, a cota é renovada, porém não cumulativa.

Transformação social

"Podemos olhar para a pandemia sobre diferentes prismas em nível cultural. Tivemos que aprender a sair da caixa, fugir do funcionamento padrão das coisas e do atendimento convencional e contribuir com a educação do cidadão em novos formatos. É uma parceria que muito acrescenta para o cumprimento desse objetivo. Ter todo esse material em formato digital acessível reflete a nossa preocupação e nosso compromisso com o fomento do protagonismo desta e das futuras gerações como agentes de transformação social", afirmou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Funcionamento

Cada pessoa interessada em acessar os audiolivros e e-books deve realizar um cadastro no site e aguardar a ativação de sua conta para desfrutar do serviço.

Aplicativo

Os leitores do acervo digital da Biblioteca Municipal podem ter acesso tanto pelo site quanto pelo aplicativo “Tocalivros”, disponível em iOS e Android. Basta fazer o login com a senha de cadastro do espaço.

Dúvidas pelo e-mail bmvitoria@vitoria.es.gov.br.

ONG

Fundada há 25 anos, a Recode está presente em nove países, com 1.152 centros de empoderamento digital e já atingiu mais de 1,7 milhão de pessoas. A ONG atua em parceria com centros comunitários, escolas públicas e bibliotecas que oferecem metodologia para desenvolver nos jovens habilidades digitais e competências socioemocionais.


Voltar ao topo da página