Notícias

Biblioteca Municipal faz 80 anos e traz várias atividades culturais

Publicada em 26/07/2021, às 11h05 | Atualizada em 26/07/2021, às 11h05

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Divulgação Semc
Aniversário da Biblioteca Municipal
Secretaria de Cultura (Semc) elaborou uma programação especial para celebrar os 80 anos de história da Biblioteca Municipal (ampliar)

Para celebrar as oito décadas de história da Biblioteca Municipal de Vitória, a Secretaria de Cultura (Semc) elaborou uma programação especial de hoje (26) até a próxima sexta-feira (30).

O "Clube da Leitura", uma atividade dedicada ao estudo e à leitura de forma interativa de grandes obras internacionais, nacionais e da literatura capixaba, foi a ação escolhida para abrir a programação, às 19 horas.

O 12º encontro do clube compartilhará a leitura do livro "Contos", do jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo Machado de Assis. Cada participante irá escolher um conto do grande romancista brasileiro do século XIX para ler, interpretar e debater.

A reunião será realizada por meio da plataforma Google Meet.

Como participar

Para participar, é preciso enviar um e-mail para bmvitoria@vitoria.es.gov.br e informar nome completo, endereço de e-mail e número do celular. As inscrições são gratuitas.

O link para entrar na reunião será disponibilizado aos inscritos por meio de correio eletrônico.

Programação

Haverá clube da leitura, encontro com o escritor, contação de histórias, saraus literários, palestra e hora da poesia. O material será divulgado por meio de vídeos publicados no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória e no canal do projeto Viagem pela Literatura, na mesma plataforma. 

"Estamos felizes com esta data tão marcante daquele que é um dos principais equipamentos culturais da nossa cidade. São 80 anos disponibilizando saber e conhecimento às pessoas. Esse é, sem dúvida, um tesouro inestimável! Também não paramos no tempo. Hoje, além do acervo físico, temos mais de 19 mil obras disponíveis em formato virtual, uma robusta conquista no avanço para a democratização da cultura e da educação", afirmou o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno.

Semana de Aniversário de 80 anos da Biblioteca Municipal

Segunda-feira, 26 de julho

19 horas - Clube da Leitura especial - Machado de Assis

Onde: plataforma digital Google Meet

Inscrições: bmvitoria@vitoria.es.gov.br

Participação: gratuita e classificação livre

Terça-feira, 27 de julho

19 horas - Encontro com o Escritor - com Anaximandro Amorim e Caco Appel

Plataforma: YouTube do Viagem pela Literatura;

Quarta-feira, 28 de julho

9 horas – Contação de Histórias – com Marta Samor

19 horas – “Saraus da Quarentena” com Dois Lados Duo

Plataforma: ambas no canal do YouTube da Prefeitura de Vitória

Quinta-feira, 29 de julho

9 horas – Palestra: “Biblioteca Municipal e notícias de Adelpho Poli Monjardim", com Fernando Achiamé

Plataforma: YouTube da Prefeitura de Vitória

19 horas – Sarau Literário “O Espírito Santo na história, na lenda e no folclore” – homenagem ao escritor Adelpho Poli Monjardim com o grupo teatral “Gota, pó e poeira”

Atividade presencial: Casarão Cerqueira Lima, Rua Muniz Freire, 23 - Cidade Alta - Centro Histórico - Vitória

Participação: Os interessados devem ligar para o telefone (27) 3381-6926

Sexta-feira, 30 de julho

9 horas - Hora da Poesia

Plataforma: YouTube da Prefeitura de Vitória

Breve histórico

Em 29 de julho de 1941, o prefeito Américo Poli Monjardim instituiu a Biblio-Pinacoteca Municipal, dividida em Biblioteca e Pinacoteca. No dia 2 de dezembro do mesmo ano, ela abre ao público na avenida Capixaba, com um acervo de aproximadamente 2 mil exemplares.

A Biblioteca Municipal funcionou em vários espaços do Centro de Vitória e também na Escola Aristóbulo Barbosa Leão, na avenida Vitória, até 1992. Em abril do mesmo ano, passou a funcionar na Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi.

No ano de 2015, funcionou na sede da Secretaria Municipal de Cultura, à época localizada no Centro Histórico.

Flávio Almeida
Fachada da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim
Biblioteca Municipal conta com um acervo de cerca de 20 mil volumes físicos e mais de 19 mil livros em formato digital (ampliar)

Desde 24 de junho de 2016, a Biblioteca está localizada no Casarão Cerqueira Lima, localizado no Centro Histórico (Cidade Alta).

Acervo

Atualmente, a Biblioteca Municipal conta com um acervo de cerca de 20 mil volumes físicos, dos mais variados temas, e mais de 19 mil livros em formato digital, em uma parceria com a Toca Livros e a ONG Recode.

O local conta, ainda, com um setor que reúne 120 obras em Braille, numa parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos.


Voltar ao topo da página