Notícias

Banco de Oportunidades concede alteração de lotação para servidores da PMV

Publicada em 19/02/2020, às 09h36

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


  • Trabalho decente e crescimento econômico

Leonardo Silveira
Servidor Vinícius Marquetti de Oliveira em seu novo local de trabalho
Servidor Vinicius Marquetti encara a mudança de lotação do setor de Recrutamento e Seleção para a Semfa como um grande desafio (ampliar)

Os servidores efetivos e estáveis da Prefeitura de Vitória Michel Marocco, Vinicius Marquetti de Oliveira e Marcelo Martins de Freitas já estão em um novo local de trabalho: a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa). Eles participaram do programa de remanejamento interno de lotação: o Banco de Oportunidades.

O Banco de Oportunidades, que é coordenado pela Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), funciona da seguinte maneira: assim que surge uma vaga em determinada secretaria, esta divulga no banco pelo período de 15 dias, por meio de edital específico, com as regras e informações aos candidatos.

Os servidores interessados nas vagas devem se candidatar exclusivamente pela internet, por meio do portal RH Online.

"Estamos efetuando o primeiro remanejamento de pessoal por meio desse programa, haja vista que a alteração da localização do servidor só é concretizada se ele atender aos requisitos e que haja fundamentação considerando o interesse público maior", aponta o secretário da Seges, Alberto Salume.

Desafio

Para o servidor Vinicius Marquetti, a mudança de setor é um desafio. "Estava no setor de Recrutamento e Seleção desde que entrei na PMV, em 2006, e precisava aprender mais um pouco do serviço público em outra esfera, e o Banco de Oportunidades me deu essa chance. Agora passo a ter contato com o próprio munícipe", disse.

De acordo com o artigo 5º do Decreto 17.439, que criou o Banco de Oportunidades, o servidor que alterar a lotação deverá permanecer por, no mínimo, um ano no novo local. Durante esse período, não poderá participar de outras mudanças de lotação, só quando houver interesse da administração municipal.


Voltar ao topo da página