Notícias

Árvores que apresentam risco de queda são substituídas

Publicada em 07/11/2019, às 13h21

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Retirada de árvores
Árvores são removidas após parecer técnico de equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) (ampliar)

A equipe da Gerência de Áreas Verdes (GAV/Semmam) realiza, desta quinta-feira (7) até o próximo dia 14, a retirada de árvores que estão mortas, com declínio vegetativo ou em risco de queda, efetuando também o manejo de árvores exóticas invasoras.

Dois exemplares de Ficus Benjamina medindo entre oito e nove metros localizados na calçada da rua Daniel Abreu Machado, no bairro Itararé, serão retirados, pois um deles está apresentando ligeira inclinação em direção à via, sendo constatado entupimento do escoamento pluvial pelas raízes das árvores.

A gerente de Áreas Verdes, Giselle Guimarães, informou que as árvores do gênero Ficus possuem sistema radical vigoroso com desenvolvimento agressivo, inviável de correção por meio de poda radicular, além de elevada hidroafinidade, o que acarreta entupimentos e quebra de encanamentos.

Elas serão substituídas por quatro mudas de Flor de Rainha na rua Daniel Abreu Machado e dois Ipês de Jardim na rua Dr. Arlindo Sodré.

Também será retirado um exemplar de Ficus com sete metros de altura na rua Eduir Silva, na Mata da Praia. A raiz está levantando e rachando o muro que delimita o terreno particular. 

Um exemplar de Calabura com seis metros ao lado da guarita que dá acesso ao Parque Pedra da Cebola pela rua Vicente de Oliveira também será retirado. O vegetal encontra-se com inclinação acentuada, apresentando risco de queda.

Um exemplar arbóreo não identificado de cinco metros na rua Renato Nascimento Daher Carneiro, na Ilha do Boi, será retirado também, pois se encontra seco e com risco de queda de galhos sobre pedestres ou veículos. Em substituição, será plantado um exemplar de Flor da Rainha.

Na rua Soldado Manoel Sebastião Alves, em Bairro de Lourdes, será retirado um exemplar de Oiti com altura superior a 10 metros. A árvore está sob fiação, com crescimento de algumas raízes com mais profundidades, além da sua copa estar totalmente desequilibrada devido às podas para liberar a fiação elétrica.

Outro destaque é a retirada de dois exemplares de Pau Ferro com sete e oito metros de altura na avenida Anísio Fernandes Coelho, em Jardim da Penha, pois os exemplares estão mortos. Em substituição, será feito o plantio de duas novas mudas de Pau Ferro.

Árvores exóticas

Serão efetuadas retiradas de árvores exóticas denominadas Leucenas para o controle de árvores invasoras, que comprometem a qualidade ambiental da cidade.

"As Leucenas estão entre as exóticas introduzidas na cidade, que apresentam maiores impactos ambientais. Depois de estabelecidas, elas avançam sobre os ambientes, modificando as caracteríticas naturais e tornando-se uma exótica invasora, com grave ameaça à biodiversidade local. Os exemplares se desenvolvem rapidamente e competem com espécies nativas, causando, na maioria das vezes, a morte e/ou a degeneração da vegetação de áreas de remanescentes florestais de plantas nativas", contou Giselle.

As Leucenas que serão retiradas são: dois exemplares com altura superior a quatro metros na rua Pedro Franklin Correia Lima, na Ilha do Frade.

Também serão retirados três exemplares com porte inferior a quatro metros de altura na praça Estela Coimbra, em Santo Antônio.

Um exemplar com altura inferior a quatro metros na rodovia Serafim Derenzi, em Conquista, é outro. A árvore nasceu espontaneamente em um dos pneus colocados na calçada pela comunidade como recipiente para confecção de jardins. Suas raízes crescerão enoveladas em prazo muito curto e cairão, podendo ocasionar acidentes envolvendo pessoas.

Outro a ser retirado é um exemplar com altura superior a 10 metros na rodovia Serafim Derenzi, do lado oposto do muro da Vital, em Resistência. A árvore está sob fiação e encontra-se inclinada.

Também serão retirados mais dois exemplares com alturas superiores a oito metros que apresentam inclinação em direção à rua Adelpho Poli Monjardim, em Inhanguetá.

Monitoramento

O monitoramento e o controle do estado vegetativo e o consequente manejo da arborização são previstos no decreto 17.699/2019, que estabelece o Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes do Município e Vitória (PDA).

Todas as ações se enquadram nas diretrizes e procedimentos técnicos apresentados nas normas e legislações pertinentes, especialmente, a lei municipal 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público no município de Vitória.


Voltar ao topo da página