Notícias

Árvores com risco de queda serão retiradas na Enseada do Suá e em Jardim Camburi

Publicada em 28/02/2020, às 16h49

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Vida terrestre

Divulgação Semmam
Retirada de árvore
Manejo das árvores acontece após parecer técnico da Semmam (ampliar)

A equipe da Gerência de Áreas Verdes (GAV/Semmam) faz o trabalho contínuo de manejo de árvores exóticas invasoras, bem como espécies mortas, com declínio vegetativo ou com risco de queda, visando proteger as pessoas e propriedades de eventuais acidentes.

Neste sábado (29), será feito o manejo de um exemplar arbóreo de Ficus - com altura entre quatro e oito metros - e de caule ramificado na rua Lucínio dos Santos Conte (calçada do estacionamento do Hortomercado), na Enseada do Suá.

A árvore está encostada no gradil do estacionamento, causando danos ao imóvel. A espécie não é indicada para plantio na arborização urbana, pois possui um sistema radicular extremamente agressivo, o que torna sua poda inviável, já que rapidamente outras raízes crescerão e causarão o mesmo dano.

Também será feito o manejo de dois exemplares de Sibipiruna - de nove e sete metros de altura - na rua Carlos Delgado Pinto, nº 114, em Jardim Camburi. Eles declinaram devido ao acometimento de brocas, conforme parecer técnico da Semmam. Em substituição, serão plantadas três mudas de árvore Samambaia.

Legislação 

O monitoramento e o controle do estado vegetativo e o consequente manejo da arborização são previstos no decreto n° 17.699/2019, que estabelece o Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes do Município e Vitória (PDA).

Além disso, todas as retiradas se enquadram nas diretrizes e procedimentos técnicos apresentados nas normas e legislações pertinentes, especialmente a lei municipal n° 8.696/2014, que dispõe sobre o uso e a gestão da arborização urbana e das áreas verdes de uso público no município de Vitória.


Voltar ao topo da página