Notícias

AprendeVix: atividades interativas e videoaulas para estudantes de Vitória

Publicada em 10/07/2020, às 16h25

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Divulgação Seme
AprendeVix
Plataforma permite realizar encontros de comunicação por vídeo, atividades com a criação de questionários, pesquisas e jogos com perguntas e desafios (ampliar)

A implementação das plataformas virtuais de ensino e aprendizagem na rede municipal de Vitória, como o Portal AprendeVix, permite a estudantes e professores o acesso a um leque diversificado de ferramentas e conteúdos pedagógicos, voltados para aprimorar os processos educacionais, inclusive, neste período de pandemia.

Desenvolvimento de atividades práticas e lúdicas, aprendizagem estimulada e acompanhamento interativo dos trabalhos são algumas das possibilidades, além da realização de videoaulas.

Plataforma criativa

"A plataforma permite realizar encontros de comunicação por vídeo, atividades com a criação de questionários, pesquisas e jogos com perguntas e desafios, convidando os educadores e estudantes a investigar, criar, colaborar e compartilhar conhecimentos", conta a subsecretária de Gestão Pedagógica, Janine Mattar.

"Com o novo Portal AprendeVix, lançado este mês, são inúmeros os recursos oferecidos, tanto para alunos quanto para os profissionais", revela a secretária de Educação, Adriana Sperandio.

Capacitação

Para atuarem na plataforma, professores e profissionais têm participado de uma série de cursos, formações, oficinas e reuniões de trabalho on-line, além de encontros virtuais com profissionais da própria rede que foram capacitados por uma equipe pedagógica da Google Brasil, empresa parceira da Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Cultura digital na Educação

Divulgação Seme
Aprende Vix
Portal AprendeVix foi construído a partir do convênio firmado junto à Google Brasil

Através desses processos formativos contínuos, como o curso “Metodologias Ativas e Cultura Digital na Educação”, os educadores irão ampliar a atuação junto aos estudantes, que futuramente poderão assistir a videoaulas gravadas e disponibilizadas por seus professores nas salas de aula virtuais.

"As ferramentas digitais constituem meios criativos e interativos, voltados ao fortalecimento das atividades pedagógicas nos diversos ambientes virtuais, permitindo viajar pelo mundo do conhecimento em excursões on-line, além da produção de videoaulas", explica o gerente de Formação e Desenvolvimento em Educação da Seme, Truman Vieira Júnior.

"O Portal AprendeVix encanta pelo protagonismo, pela interatividade, pelos múltiplos caminhos de apoio à aprendizagem, por ser um espaço coletivo e pelas perspectivas de formação para todos nós, profissionais da Educação. Nos encanta e também nos desafia! A nós individualmente, ao coletivo da unidade e também à rede municipal. A plataforma traz consigo desafios para além do aprender a utilizar. Todos nós, do indivíduo à rede, estamos sendo desafiados, mas não podemos passar por este momento sem percorrermos juntos este caminho", disse Wanusa Lopes da Silva Zambon, pedagoga do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) João Pedro de Aguiar.

Portal AprendeVix

Criado para atender todos os cerca de 46 mil estudantes e 5 mil professores da rede municipal de ensino, o Portal AprendeVix foi construído a partir do convênio firmado junto à Google Brasil. 


Voltar ao topo da página