Notícias

Aplicativo ajuda morador a lembrar de limpeza e combater a dengue

Publicada em 22/01/2020, às 16h05

Por Milene Miguel, com edição de Josué de Oliveira


  • Saúde e bem-estar
  • Vida terrestre

Imagem divulgação
Aplicativo Vitória Online
O aplicativo ajuda o morador a lembrar da limpeza e combater a dengue

Além das ações rotineiras de combate, como o fumacê, visitas aos imóveis e monitoramento das armadilhas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) precisa da ajuda da população para eliminar os focos de mosquitos.

Medidas simples geram bons resultados, por esta razão, a Prefeitura de Vitória, disponibiliza o check list da dengue, também no aplicativo Vitória Online, na aba “Combate a dengue” no qual, de forma simples, o morador pode realizar periodicamente vistoria em sua residência.

Como o mosquito tem hábitos domésticos e se prolifera, na maioria das vezes, dentro das residências, é necessários que o munícipe adote hábitos dentro de casa, como desentupir as calhas, tampar caixas d’água, telar ralos e secar os vasinhos de plantas.

Para a secretária de saúde, Cátia Lisboa, o check list da dengue é um instrumento norteador porque, ao utilizá-lo, o morador estará contribuindo para mudanças de atitudes permanentes e promovendo o conceito de co-responsabilidade

“Todos devem fazer o checklist de sua casa e verificar os possíveis criadouros para eliminá-los. "O trabalho da PMV em terrenos públicos e terrenos baldios com o fumacê vai continuar, mas o ponto frágil da transmissão da doença é a larva. Cerca de 80% dos focos está nas residências e no local de trabalho", explicou.

Criadouros

Os principais criadouros do Aedes aegypti são pratos de plantas, ralo, caixas de passagem, depósitos de armazenamento de água e lixo.


Voltar ao topo da página