Notícias

Ano letivo 2023: crianças e estudantes voltam às aulas com alegria e animação

Publicada em 06/02/2023, às 14h55 | Atualizada em 06/02/2023, às 15h01

Por Luis Oliveira (luffoliveiraeira$4h064+pref.seme.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Brunella França


  • Educação de qualidade

Luis Oliveira
Cmei TI Menino Jesus
Luis Oliveira
Cmei TI Menino Jesus

O início do ano letivo de 2023 começou na rede de Vitória com uma grande conquista: 17 unidades de ensino atendendo em tempo integral. No início de 2021, eram apenas quatro. Não faltaram animação e expectativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, em Inhanguetá. Inaugurada pela Prefeitura de Vitória junto à comunidade escolar no último sábado (04), a unidade de ensino recebeu, nesta segunda-feira (06), os 386 estudantes matriculados pela primeira vez.

O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária de Educação, Juliana Rohsner, fizeram questão de acompanhar a comunidade escolar nesse momento tão especial.

"Vim aqui hoje para dividir a alegria desse momento tão especial na volta às aulas. Uma escola nova, moderna, a Emef Paulo Freire representa o que temos de melhor na cidade de Vitória. Sejam todos bem-vindos ao ano letivo de 2023", desejou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, que acompanhou o acolhimento aos estudantes na nova unidade de ensino.

"Quero agradecer aos pais que acreditam no trabalho da nossa escola. Nossa missão é oferecer um ensino de qualidade a todos os nossos estudantes. Estamos muito felizes em receber vocês aqui", afirmou a diretora da unidade de ensino, Aerodilse Fernandes.

Festa na volta às aulas

Para a comunidade escolar da Emef TI Anacleta Schneider Lucas, que fica no bairro Fonte Grande, os estudantes foram recepcionados para o primeiro dia do ano letivo em clima de festa, com uma recepção calorosa. Teve muita música, balões coloridos, murais decorados, tapete vermelho e muito afeto por parte da equipe pedagógica.

"A arte de estudar é o maior de todos os privilégios que temos. Por isso, nesta manhã, a Emef Anacleta está muito feliz em receber todos os nossos estudantes e suas famílias para o início do ano letivo. Foi uma festa linda. Quero dar as boas-vindas a toda a comunidade escolar e dizer que a nossa escola é uma escola feita para vocês, para o seu crescimento. Aqui sempre serão acolhidos e respeitados. Aproveitem ao máximo possível essa jornada!", disse a diretora da unidade de ensino, Maria da Penha.

A equipe escolar preparou um ambiente pra lá de especial para receber os 267 estudantes matriculados na unidade de ensino, além de seus familiares e responsáveis, em um momento que marca o acolhimento da comunidade escolar para o início do ano letivo e estabelece os primeiros contatos entre os pares. Para a estudante Maria Nascimento, do 1º ano, os primeiros passos na nova escola foram incríveis.

"Foi muito legal! Fomos recebidos com muita alegria, animação, com música, tapete vermelho, bolhas de sabão, com todo mundo se divertindo. A escola é muito bonita, hoje conheci meus colegas e estou muito feliz em poder estudar aqui", disse.

Paulo Francisco, do 4º ano, conta que já está acostumado com a recepção calorosa na Emef, mas que sempre aguarda pelo momento como se fosse a primeira vez. "Para quem estuda aqui, a gente já sabe que o primeiro dia de aula é cheio de festa, animação e diversão, então já esperamos por isso! Estou empolgado e animado para mais um ano aqui na escola", afirmou o estudante.

Joelma Grippa, mãe dos estudantes Israel Faria, do 2º ano, e Maria Alice Faria, do 4º ano, fez questão de acompanhar os filhos no primeiro dia do ano letivo 2023.

"Mais um ano letivo se inicia com muita alegria, tenho certeza que será um ano de muito aprendizado e muitas conquistas para nossas crianças. Tenho dois filhos matriculados aqui e tenho orgulho dessa unidade ser uma escola de qualidade, com excelentes profissionais. Como sempre, tivemos uma recepção sempre maravilhosa e cheia de afeto para todos", ressaltou.

Diversão e afeto

Quem também teve uma manhã prazerosa, recheada de animação e diversão no início do ano letivo foram as 114 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Menino Jesus, que fica no Centro.

Além de serem recebidas com muito afeto pela equipe pedagógica, uma convidada especial fez a alegria da criançada. Direto da história infantil "Sítio do Picapau Amarelo", do autor Monteiro Lobato, a boneca falante Emília esteve na unidade de ensino para brincar, conversar e animar os pequenos, tornando a manhã ainda mais especial para todos.

"Foi muito legal brincar com a Emília! Nem acreditei quando vi ela. Estou muito feliz por voltar para a escola. O que eu mais senti saudade nas férias foi dos meus colegas de sala, então foi incrível encontrar todos eles hoje", contou Júlia Nobre, do grupo 6.

"O que eu mais gostei no dia de hoje foi mudar de sala e conhecer a sala nova em que vamos estudar, a professora nova que vai ficar com a gente esse ano também é muito legal. Também foi muito divertido brincar com a Emília", disse Miguel, da mesma turma.

A diretora da unidade de ensino, Fernanda Moraes, falou sobre a expectativa para o ano letivo de 2023 e sobre a dedicação da equipe para acolher a comunidade escolar.

Foto Divulgação
Emef TI Anacleta Schneider Lucas
Foto Divulgação
Emef TI Anacleta Schneider Lucas

"O primeiro dia de aula é um momento de muita expectativa para as crianças e suas famílias. Na sexta-feira fizemos o acolhimento com as famílias e hoje preparamos uma manhã especial para acolher nossas crianças, tivemos até uma convidada especial, a Boneca Emília. Esperamos que seja um ano de muita paz e parceria com todas as famílias, trabalhando juntos para o desenvolvimento das nossas crianças!", ressaltou a diretora.

Tempo Integral

A modalidade tempo integral na rede de ensino de Vitória foi ampliada para este ano letivo para 17 escolas, além de outras oito em transição, com turmas de tempo integral e parcial (matutino e vespertino), resultando em mais 2.177 vagas nesta modalidade. Essa é mais um importante entrega da atual gestão, que iniciou os trabalhos na capital com quatro unidades de ensino em tempo integral em funcionamento.

Desde 2021, a Secretaria de Educação de Vitória (Seme) ampliou em 4.316 vagas a oferta dessa modalidade de ensino. Este ano, são 11 Centros Municipais de Educação Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) e seis Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI).

"A ampliação do tempo integral é uma das metas da gestão do prefeito Lorenzo Pazolini. Implementar uma política pública de tempo integral implica assumir compromissos com o esforço contínuo de eliminação de desigualdades que são históricas, na medida em que se orienta pela superação das barreiras para o acesso e a permanência das crianças na escola. É também uma forma de diminuir as desigualdades educacionais em cada território, com foco nas especificidades de sua população, identificando as potencialidades das dinâmicas locais e do exercício da cidadania", destacou a secretária de Educação, Juliana Rohsner.

Saiba quais são as unidades de ensino de Vitória em tempo integral:

  • Cmei TI Aécio Bispo dos Santos, em Jaburu
  • Cmei TI Álvaro Fernandes Lima, em Bela Vista
  • Cmei TI Carlita Corrêa Pereira, na Piedade
  • Cmei TI Dom João Batista da Mota e Albuquerque, em Praia do Suá
  • Cmei TI Jacyntha Ferreira de Souza Simões, em Goiabeiras
  • Cmei TI Luiz Carlos Grecco, em Ilha de Santa Maria
  • Cmei TI Luiza Pereira Muniz Corrêa, em Mário Cypreste
  • Cmei TI Maria Goretti Coutinho Cosme, em Cruzamento
  • Cmei TI Menino Jesus, Centro
  • Cmei TI Robson José Nassur Peixoto, em Forte São João
  • Cmei TI Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Comdusa
  • Emef TI Anacleta Schneider Lucas, em Fonte Grande
  • Emef TI Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro
  • Emef TI Izaura Marques da Silva, em Andorinhas
  • Emef TI José Lemos de Miranda, em Comdusa
  • Emef TI Moacyr Avidos, em Ilha do Príncipe
  • Emef TI Paulo Reglus Neves Freire, em Inhanguetá
Foto Divulgação
Emef TI Anacleta Schneider Lucas
Foto Divulgação
Emef TI Anacleta Schneider Lucas

Voltar ao topo da página