Notícias

Ampliação dos atendimentos de saúde diminui busca pelos PAs em Vitória

Publicada em 10/01/2022, às 12h00 | Atualizada em 10/01/2022, às 12h03

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Carlos Antolini
Fachada do Pronto Atendimento da Praia do Suá

No primeiro final de semana de funcionamento das seis unidades de saúde, em apoio aos serviços de urgência de Vitória, foi registrada uma queda na busca de pacientes com queixas de baixa gravidade nos Prontos Atendimentos (PAs).

Para a secretária de Saúde de Vitória, Thais Cohen, a avaliação foi positiva, considerando que já no primeiro final de semana a estratégia alcançou o seu objetivo: ampliar o acesso do munícipe de Vitória à saúde, preservando os Prontos Atendimentos da Capital para as situações de urgência e emergência.

“Adotamos essa medida inédita na capital para que os pacientes de baixa gravidade sejam atendidos com celeridade, qualidade e perto de casa. Já observamos uma diminuição na busca de pessoas com queixas de baixa gravidade nos Prontos Atendimentos", disse.

Nestes sábado e domingo, 500 pessoas foram atendidas nos Pronto Atendimentos da Praia do Suá e São Pedro. Nas US da Praia do Suá, Conquista, Maria Ortiz, Jardim Camburi, Maruípe e Santo Antônio, foram realizados 929 atendimentos. No total, quase 700 pessoas a mais foram atendidas em comparação com o último final de semana.

As unidades satélites funcionarão todos os dias da semana, das 7 às 19h.

No momento, há 25 pacientes internados aguardando transferência para leito hospitalar pela Central de Regulação de Leitos do Estado.


Voltar ao topo da página