Notícias

Alunos recebem orientação on-line sobre guarda responsável de animais

Publicada em 27/07/2020, às 18h12

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade
  • Cidades e comunidades sustentáveis

Divulgação Semmam
Logomarca da campanha Guarda Responsável de Animais Domésticos
Alunos foram conscientizados sobre cuidados com os animais domésticos

O projeto Guarda Responsável de Animais Domésticos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), foi apresentado para 30 alunos do tempo integral da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti, em Jardim da Penha.

A apresentação foi realizada pela equipe do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque Pedra da Cebola. Para a educadora ambiental Solange Lins, a atividade vai ao encontro das propostas pedagógicas planejadas antes da pandemia do coronavírus.

"Fizemos um bate-papo inicial sobre guarda responsável de animais domésticos, com a bióloga e educadora ambiental da Semmam Juliana Conde, no qual os estudantes tiveram a oportunidade de aprender e entender como ser um tutor responsável". 

Responsabildade

Juliana Conde ressalta que ser tutor de um animal requer muita responsabilidade e vários cuidados, que vão desde a alimentação até a socialização com outros pets e com o próprio ser humano.

"Os animais, tanto os domésticos quanto os silvestres, por possuírem capacidade de sofrer, sentir prazer ou felicidade, são amparados por leis, assim como o indivíduo e a sociedade humana. Para tornar a atividade mais lúdica e interativa, foi apresentado um vídeo em que uma criança apresentava o seu animal de estimação (um coelho) e relatava a amizade construída com ele", falou Juliana.

Conhecimentos

A gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha, destacou que, mesmo com o isolamento social, foi possível levar conhecimentos para os alunos. "Buscamos caminhos e formas para retormarmos as atividades com professores e alunos de forma on-line".

Para o secretário de Meio Ambiente, Ademir Barbosa Filho, as atividades de Educação Ambiental on-line são importantes ferramentas para levar informação e conhecimento à população.


Voltar ao topo da página