Notícias

Agentes comunitários da Guarda Municipal finalizam capacitação de abordagem

Publicada em 12/09/2019, às 18h45

Por Melissa Künsch, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semsu
Estágio de Qualificação Profissional da Guarda Municipal – módulo de abordagem
Agentes comunitários da Guarda Municipal aprimoraram as técnicas de abordagem durante a capacitação
Divulgação Semsu
Estágio de Qualificação Profissional da Guarda Municipal – módulo de abordagem
Efetivo do grupamento comunitário da Guarda realiza anualmente a formação para a renovação do porte de armas

Agentes de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal de Vitória concluíram, nesta quinta-feira (12), mais um módulo do Estágio de Qualificação Profissional. Trata-se de uma formação que todo o efetivo do grupamento comunitário realiza anualmente para a renovação do porte de armas.

"Anualmente, todo o efetivo dos agentes comunitários é submetido a 80 horas de aulas, incluindo tiros, abordagem e outros assuntos relacionados à segurança pública", disse o secretário de Segurança Urbana de Vitória, Fronzio Calheira.

O módulo finalizado nesta quinta foi o de técnicas de abordagem. Segundo o gerente de Formação da Guarda Municipal, agente Bruno Medeiros, a capacitação é importante devido ao aumento das abordagens a veículos realizadas pelas equipes, principalmente, após a implantação do Cerco Inteligente de Segurança.

“Após a implantação do Cerco Inteligente, as demandas de abordagem aumentaram muito e, por isso, foi necessário incluir esse módulo na formação”, explicou Medeiros.

Porte

O Estágio de Qualificação Profissional (EQP) é um dos requisitos do Estatuto do Desarmamento para a renovação do porte de armas dos agentes de proteção comunitária. São necessárias, todos os anos, 80 horas de formação.

Neste ano, os agentes já participaram de módulos de técnicas de imobilização com uso de tecnologia e combate corpo a corpo e saúde mental para o servidor.

Eles também fizeram treinamento na Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) para ficarem mais familiarizados com o funcionamento das câmeras de videomonitoramento e com o Cerco Inteligente. O último módulo deste ano será o treinamento de armamento e tiro.

Integração

Medeiros destaca que esses módulos do Estágio de Qualificação Profissional promovem a integração entre os agentes de segurança e desenvolve a melhoria da prestação dos serviços de segurança pública por parte da Guarda Municipal de Vitória.

Para mostrar aos agentes técnicas de imobilização com uso de tecnologia e combate corpo a corpo, por exemplo, o inspetor penitenciário Giuliano Alencaste, da Secretaria de Estado da Justiça, apresentou técnicas inovadoras de retenção.

Divulgação Semsu
Estágio de Qualificação Profissional da Guarda Municipal – módulo de abordagem
Divulgação Semsu
Estágio de Qualificação Profissional da Guarda Municipal – módulo de abordagem

Voltar ao topo da página