Notícias

Agendamento online para vacinas de rotina do calendário é aberto em Vitória

Publicada em 11/06/2019, às 16h02

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de SEGOV/SUB-COM


Agência Brasil
Vacina sarampo
Munícipes podem agendar dia e horário para tomar vacina de rotina do calendário de imunização em 28 unidades de saúde de Vitória

Depois do sucesso do agendamento online para consultas na rede municipal de saúde e da campanha de imunização contra gripe, agora, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) também disponibiliza para os usuários a marcação virtual de vacinas de rotina do calendário básico de imunização.

A ferramenta foi implantada nesta terça-feira (11), em parceria com a Subsecretaria de Tecnologia da Informação (Sub-TI), trazendo mais transparência, segurança e comodidade ao munícipe, que pode se vacinar no horário escolhido, sem precisar enfrentar filas ou esperar, em uma das 28 unidades de saúde que possuem salas de imunização.

Outro ponto positivo é que, com o agendamento online, é possível fazer uma otimização das doses, evitando perdas e contemplando um maior número de pessoas.

Mesmo com essa novidade, as vacinas continuarão sendo aplicadas também para os munícipes que não agendarem a imunização. "Essa é mais uma ferramenta disponível para os nossos usuários. Nosso objetivo com o agendamento online é dar mais opção, conforto e comodidade às pessoas que utilizam nossos serviços de saúde", ressalta a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

Testes

Desde janeiro deste ano, três unidades serviram como testes para a implantação do agendamento online para vacinas de rotina: Ilha das Caieiras, Jardim Camburi e Praia do Suá. Durante esse período, as equipes monitoraram as demandas e fizeram ajustes necessários para entregar a ferramenta à população.

"Percebemos que, nesse período de testes, a população ficou bem satisfeita com essa opção, especialmente as mães de crianças pequenas, que podiam se programar melhor para imunizar seus filhos, escolhendo o horário e o dia", explica a coordenadora em Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comério.

Como funciona

O munícipe pode acessar o agendamento online no portal da Prefeitura de Vitória e no aplicativo Vitória Online.

Após escolher "saúde" na aba categoria, o morador deve selecionar o serviço "outras vacinas" e escolher a unidade de saúde, a data e, em seguida, o horário.


Voltar ao topo da página