Notícias

Adolescentes do Projovem vão participar de festival de poesias e música

Publicada em 14/05/2020, às 17h28

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


  • Educação de qualidade

Imagem divulgação
Festival Fico em Casa
Festival foi criado para incentivar a produção cultural capixaba entre os adolescentes nesta pandemia (ampliar)

Adolescentes dos coletivos do Projovem de São Pedro I, São Pedro II, Conquista e Maruípe vão participar do Festival Fica em Casa ES (Festival Autoral Pandêmico).

O evento foi criado para incentivar a produção cultural capixaba entre eles, de forma criativa e analítica, sobre a realidade social, psicológica, política e econômica neste período de coronavírus.

Os coletivos tiveram a ideia de estimular os adolescentes a fazer poesias e músicas de rap com a temática "pandemia", tratando do isolamento social, do coronavírus e da quarentena. Assim, eles criaram suas composições, sob mediação dos educadores sociais, gravando os vídeos e suas interpretações.

Premiação

O Festival Autoral Pandêmico está dividido em duas categorias: música e poesia. Serão escolhidas duas obras inéditas por categoria e cada finalista receberá o prêmio de R$ 1.000. Os vencedores se apresentarão em lives no perfil do festival no Instagram.

Um júri irá divulgar os 24 vídeos selecionados no dia 27 de junho, através do Instagram do Festival Fica em Casa ES (@festivalficoemcasa.es).

Os vídeos receberão votos (curtidas/likes) dos seguidores da página e, juntamente com as notas dadas pelos jurados, receberão a nota final para a definição dos vencedores. A votação do público acontecerá de 27 a 30 de junho. A divulgação dos vencedores acontecerá no dia 1º de julho, às 11 horas.

Quer participar? As inscrições ainda estão abertas e vão até 31 de maio, pelo e-mail festivalficoemcasaes@gmail.com.

Experiência

"Participar do concurso está sendo uma experiência nova para mim, pois não tinha costume de escrever poesias antes. Agora não pretendo parar de escrever. Gostei muito dessa iniciativa que tiveram e pretendo participar de outras futuramente", disse Hugo Santos Santiago, de 16 anos.

"Em meio a essa quarentena, o concurso está salvando minha saúde mental. É sempre bom focar em algo, ja que não podemos sair nas ruas, e isso está ajudando muito a manter a cabeça ocupada", afirmou Jodson Silva Santos Ferreira, de 16 anos.

Realidade

"Esse trabalho possibilita o pensamento crítico do momento que vivemos com o olhar da juventude. Para muitos, a pandemia é só mais um obstáculo diante dos vários que enfrentam diariamente no bairro onde vivem. O concurso é a possibilidade que essa juventude encontrou de falar em verso toda realidade que, muitas vezes, é imposta a eles. Para dar mais embasamento às suas ideias, contamos com um time valoroso de apoiadores: Valsema Rodrigues da Costa, Wagner Silva Gomes e Anaximandro Amorim. Eles são escritores e vão analisar os poemas e rap escritos pelos jovens. Acreditamos que a arte, a cultura e o conhecimento ampliam olhares e horizontes, e sabemos que somos só a ponte para essa juventude potente que trabalhamos", declarou a educadora social do Projovem de São Pedro I, Karine Juvencio.

"É maravilhoso ver o envolvimento dos adolescentes nas oficinas de hip-hop (rap) que temos feito. Ver a dedicação deles no processo de construção de músicas, em meio a tempos tão difíceis, é, no mínimo, um grande motivador no ofício de educador", menciona o educador social do Projovem de São Pedro II e Conquista, Thiago Gomes.

"É muito gratificante poder presenciar, mesmo que distante, o envolvimento dos adolescentes com a cultura. O processo está sendo desafiador, estamos promovendo a cultura de paz entre os territórios, produzindo leitura e escrita (poesia) e refletindo sobre a pandemia e suas consequências por meio da arte. Como dizia o poeta Ferreira Gular: 'A arte existe porque a vida não basta'", ponderou o educador social do Projovem de Maruípe, Kleber Marins.


Voltar ao topo da página