Notícias

Acolhidos do Centro Pop recebem Certificado de Honra ao Mérito

Publicada em 02/12/2022, às 13h15 | Atualizada em 02/12/2022, às 13h24

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades

Elizabeth Nader
Usuários do Centro POP que passaram no IFES são recebidos pelo prefeito em seu gabinete
Elizabeth Nader
Usuários do Centro POP que passaram no IFES são recebidos pelo prefeito em seu gabinete

Dayana Mary Umbelino, Moises Alves Morais e Jornandes Martinuzzo, acompanhados pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), estão escrevendo uma nova história de vida, com muita superação e engajamento, que resultaram em aprovações no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Na manhã da quinta-feira (1º), eles foram recebidos pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz; e o secretário de Governo, Luciano Forrechi, que fizeram questão de entregá-los, pessoalmente, um certificado de honra ao mérito pela aprovação no Ifes.

Emocionado, o prefeito Lorenzo Pazolini, disse da satisfação de saber que a administração estava cuidando das pessoas.

"Nossa gestão trabalha para cuidar de quem mais precisa. Nossas ações da Assistência Social mostram o quanto precisamos acreditar no ser humano, que superar as dificuldades é possível quando entendemos a necessidade de promover oportunidades. Estamos muito felizes com os resultados das ações que estamos promovendo desde que assumimos a Prefeitura"

Dayana Mary Souza Umbelino, de 32 anos, sendo 23 deles vividos em situação de rua e 20 anos longe dos bancos escolares, foi aprovada em primeiro lugar no curso de Técnico de Segurança do Trabalho, ofertado pela instituição. Moisés foi aprovado em sétimo lugar no curso em Técnico em Metalúrgica e, Jornandes, foi aprovado, no início do ano,no curso Técnico de Segurança do Trabalho.

A solenidade deu espaço a uma manhã de agradecimentos mútuos, revelações, muitas lágrimas, depoimentos comoventes e a máxima aplicada pelos trabalhadores da rede Suas (Sistema Único da Assistência Social), que diz: "vale a pena insistir, persistir e não desistir até a superação da condição de violação de direitos".

Nova História

Vidas distintas e vindas de cidades diferentes. Histórias de pessoas que por situações diferentes foram para a condição de situação de rua, mas que encontraram no Centro de Referência para Pessoa em Situação de Rua (Centro Pop) a possibilidade de construção de uma nova história.

Primeiro, na acolhida e construção de vínculos com a equipe do Centro Pop, possibilitado pelo acompanhamento. Depois, na aceitação do convite para retornar a sala de aula do Educação de Jovens e Adultos (Eja), ofertada no próprio Serviço, e continuar a acreditar em um novo futuro. Agora, comemoram juntos os feitos de ingressarem no Ifes.

Jornandes já estuda no Ifes integrado ao Eja. Ele contou que há dois anos chegou ao estado para um recomeço. Numa tentativa de resgatar o contato com a família após quase 30 anos de afastamento, já que, em São Paulo, no auge da pandemia, perdeu o emprego, o carrinho de recolhimento de recicláveis e a condição de moradia naquela cidade.

Aqui, ficou por vários meses fazendo dos bancos da rodoviária da capital seu lugar de dormitório, depois foi "morar" debaixo da segunda ponte. Até que foi acolhido no Centro Pop, onde foi encaminhado para a turma do Eja e, de lá, foi à aprovação no Ifes, no primeiro semestre do ano. "Tenho me dedicado aos estudos. Estou investindo nos estudos", disse Jornandes.

Dayana contou que por muitos anos achou que não seria capaz de realizar alguns sonhos. Mas, ao ser acompanhada no Centro de Referência Especializado em População em Situação de Rua (Centro Pop), ela viu sua história mudar. O Centro Pop é o serviço de referência localizado no âmbito da Política Nacional de Assistência Social, onde é a porta de acolhida a essa população.

Dayana contou que chegou ao espaço em 2019 e, no ano passado, por incentivo da equipe técnica ingressou na turma de Educação de Jovens e Adultos (Eja). "No ano passado, me determinei. No dia 12 fevereiro, tive uma crise de abstinência, mas fui contida por um técnico e, a partir daí, disse que não usaria mais. O Centro Pop é uma maravilha".

Dayana disse que já sonhou em ser bombeira, mas hoje quer ser psicóloga. "Determinei. Não quero ser de consultório não, quero ser psicóloga do Centro Pop. Nada vai me fazer desistir. Eu sei que vou poder fazer muito pelas pessoas, porque um profissional tem que ter empatia, se colocar no lugar do outro para poder ajudar da mesma forma que fizeram comigo", comentou ela.

Superação

A história de superação de Dayana se assemelha a Moisés Alves Morais, de 34 anos. Ele contou que devido a problemas familiares foi parar nas ruas. "Vivia na Costa Pereira e na Praça da Catedral Metropolitana e frequentemente passava a van do Serviço de Abordagem de Rua. Até que um dia aceitei o convite para ir pro Centro Pop. Lá consegui tirar meus documentos. Consegui me matricular no Eja com todos me ajudando, porque sempre queria desistir. Pelejando, pelejando eu passei no Ifes. Estou correndo atrás. Hoje, estou na hospedagem noturna", comentou.

O coordenador do Centro Pop, Ramon Rosa Ribeiro, disse que estão trabalhando em um projeto no qual os atendimentos não estão só focados nas vulnerabilidades das pessoas em situação de rua, mas, no desenvolvimento de potencialidades. "Nós acreditamos na capacidade do ser humano de se reinventar e escrever novos projetos de vida. Temos a certeza que esse é apenas o início de uma profusão de experiências exitosas que veremos com mais frequência de agora em diante", ressaltou.

A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, disse que as histórias relatadas mostram o quanto as políticas de Assistência Social, Cidadania e Educação podem fazer a diferença na vida de pessoas em condição de rua. "A Assistência Social transforma vidas", enfatizou.

Elizabeth Nader
Usuários do Centro POP que passaram no IFES são recebidos pelo prefeito em seu gabinete
Elizabeth Nader
Usuários do Centro POP que passaram no IFES são recebidos pelo prefeito em seu gabinete

Voltar ao topo da página