Notícias

Acessibilidade Cultural é destaque na formação continuada de professores da Fafi

Publicada em 14/11/2019, às 10h39 | Atualizada em 25/11/2019, às 17h11

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Professoras e equipe pedagógica da Fafi com a mediadora Lilian Menenguci
Equipe da Fafi participa de encontro formativo em Acessibilidade Cultural

Professores da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música Fafi se reuniram, nesta última quarta-feira (13), para refletir, a partir da Acessibilidade Cultural, os desafios e práticas inclusivas relacionadas aos processos de ensino e aprendizagem de alunos que frequentam as oficinas e os cursos de teatro, dança e/ou música da escola.

"A Acessibilidade Cultural diz respeito à quebra de barreiras arquitetônicas, atitudinais, comunicacionais, instrumentais, metodológicas e procedimentais que impedem o acesso e a permanência, com qualidade, de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou altas habilidades no campo da cultura", destacou a professora doutora Lilian Menenguci, que foi mediadora da formação.

Para Menenguci, é preciso pensar as políticas públicas culturais a partir da Acessibilidade Cultural, de forma a garantir a inclusão de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e/ou com altas habilidades/superdotação nos espaços públicos de cultura.

"Esse primeiro encontro formativo trouxe a oportunidade de considerarmos a equidade como condição que precisa ser pensada no nosso cotidiano. Foi, de fato, uma chance de ressignificarmos o nosso olhar diante do desafio de garantir o direito de aprendizagem de nossos alunos, indistintamente. Já estamos ansiosos pelo próximo encontro", comentou a diretora da Fafi, Zila Nascimento.

O próximo encontro formativo acontecerá no dia 6 de dezembro, às 11 horas, no auditório da Fafi, sob mediação da professora Lilian Menenguci, e terá como objetivo discutir as possibilidades e as práticas inclusivas por meio da Arte.

Lilian Menenguci

É especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), assessora técnica da Secretaria Municipal de Cultura, integrante da Rede de Articulação, Fomento e Formação em Acessibilidade Cultural e da Rede de Leitura Inclusiva.


Voltar ao topo da página