Notícias

A Arte é Nossa: murais retomam a história do bairro Jesus de Nazareth

Publicada em 06/01/2020, às 19h09

Por Ricardo Aiolfi, com edição de Josué de Oliveira


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Imagem divulgação
A Arte é Nossa no bairro Jesus de Nazaré
A obra está dividida em 35 painéis em cinco cores diferentes
Imagem divulgação
A Arte é Nossa no bairro Jesus de Nazaré
Dona Djalma, a mais antiga moradora do bairro, foi retratada na pintura

Marcado com diferentes cores, os muros na entrada do bairro Jesus de Nazareth agora contam a história da própria comunidade, desde personalidades marcantes para o bairro até mesmo a chegada da energia elétrica. A obra "Cores e Valores", do artista Nico Duarte, levou o colorido para a história dos moradores. A iniciativa faz parte do projeto A Arte é Nossa, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). 

O artista Nico Duarte, junto de artistas da comunidade, utilizou o espaço do muro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para retratar a história dos moradores, como Dona Djalma, a mais antiga do bairro, e o senhor Bigode com o famoso Restaurante do Bigode, representando a culinária local.

A obra está dividida em 35 painéis em cinco cores diferentes, cada um representando uma década diferente da história do bairro. O artista Nico conta que mora no bairro há 26 anos e foi ali que aprendeu a arte do grafite. “Esta arte representa a história que pra muitos moradores estava perdida. Agora temos a história do nosso bairro registrada na entrada do bairro”, explicou.

Na escolha dos artistas que participaram da obra, Nico deu preferência a pessoas da própria comunidade que estavam desempregadas e que tinham interesse em aprender a pintar. 

A Arte é Nossa

O projeto “A Arte é Nossa”, de iniciativa da Semc, realiza intervenções urbanas em espaços públicos da capital e utiliza suportes diversos para imprimir a sua marca, que é popularizar a arte urbana, além de colorir o dia a dia dos moradores. Para isso, os muros da cidade ganham obras realizadas em diversas técnicas, como grafite, arte-mural, arte-relevo e pintura.

Os artistas, ao pensar suas obras, fazem um processo de imersão na comunidade, conversando com as pessoas, resgatando histórias de personalidades locais, da cultura e do próprio bairro. Todo o processo envolvido no projeto é reflexo dessa imersão para que envolva a comunidade.


Voltar ao topo da página