Notícias

Estudantes da capital têm atividades com foco na Educação Ambiental

Publicada em 10/05/2021, às 14h18

Por Felipe Mansur, com edição de Matheus Thebaldi


  • Cidades e comunidades sustentáveis
  • Consumo e produção responsáveis

Divulgação / Semmam
Encontro online
Estudantes terão encontros remotos para tratar da importância da água, além de participar de atividades lúdicas
Carlos Antolini
Nascente
Visita a uma nascente está entre as atividades a serem desenvolvidas na Emef Arthur da Costa e Silva

Os estudantes são grandes aliados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) na mudança de hábitos para cuidados com a natureza. Os Centros de Educação Ambiental (CEAs) da Mata da Praia e da Pedra da Cebola fazem parcerias com escolas da capital para a realização de atividades que envolvem processos educativos e formativos.

A primeira ação deste ano será com a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arthur da Costa e Silva, no Bairro República, e terá o tema “Água”, inicialmente alcançando, de forma remota, os alunos das turmas de 6º ano.

Professora de Geografia da Emef, Satira Denadai ressalta que essa interatividade com os CEAs sempre traz bons resultados, pois apresenta aos estudantes temas contextualizados às suas realidades e que reforçam os conteúdos e as aprendizagens trabalhados em sala de aula.

A educadora ambiental e geógrafa Solange Lins informa que serão realizadas nas próximas semanas:

➢ Roda de Conversa sobre o tema “Água”;
➢ Palestra - História da Água;
➢ Vídeo sobre água com uso de maquete;
➢ Visita a uma nascente;
➢ Rios de Vitória;
➢ Água no Corpo Humano, Animais, Frutas e Legumes;
➢ Jogos interativos sobre a Água;
➢ Atividade lúdica “Aquamóvel”.

Planejamento

O planejamento entre os dois CEAs e as escolas prevê, ainda, atividades presenciais, já pensando num panorama seguro de retorno às aulas.

As técnicas Maria Aparecida Drumond Neves, coordenadora do CEA da Mata da Praia, e Solange Lins, coordenadora do CEA da Pedra da Cebola, destacam que o objetivo é desenvolver ações que promovam o sentimento de pertencimento junto aos estudantes, tendo como contexto de aprendizagens o território em que residem e, também, sensibilizar com bons afetos para mudança de hábitos e atitudes frente às temáticas ambientais.

As atividades realizadas pela Gerência de Educação Ambiental (GEA) com escolas da rede municipal são em parceria com a Comissão de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Cease).

Centros de Educação Ambiental

"A atuação dos Centros de Educação Ambiental possibilita a todas unidades escolares de Vitória o estabelecimento de parcerias e a realização de processos educativos que tenham como premissas o cuidar, a coletividade, a qualidade e o respeito a todas as formas de vida", destaca a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

"Os CEAs são importantes espaços educadores, que amplificam a promoção e a execução das políticas públicas socioambientais, principalmente a Educação Ambiental, pois dialogam e desenvolvem processos educativos por meio de projetos, atividades e ações com foco nas temáticas ambientais, estabelecendo conexões entre as escalas local e global", afirma o secretário de Meio Ambiente Tarcísio Föeger.

O subsecretário de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal da Semmam, Breno Panetto, destaca o papel essencial da educação. "A educação é a principal ferramenta de conscientização, e o diálogo com as futuras gerações é fundamental para construir um país que alie prosperidade como necessário para a preservação do meio ambiente".


Voltar ao topo da página