Notícias

Cidades Inteligentes: Vitória é 1º lugar em Saúde no Brasil pelo 5º ano seguido

Publicada em 18/09/2019, às 13h53 | Atualizada em 18/09/2019, às 15h24

Por Matheus Thebaldi (mgthebaldieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Milene Miguel


Imagem divulgação
Connected Smart Cities
Prefeito Luciano Rezende recebeu o troféu que reconhece Vitória como 1º lugar em Saúde no País (ampliar)

Vitória foi mais uma vez destaque no Connected Smart Cities, a mais importante iniciativa de cidades inteligentes do Brasil, realizada nesta semana em São Paulo. A capital capixaba ganhou, pelo quinto ano consecutivo, o prêmio de 1º lugar em Saúde.

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende, e a secretária de Saúde, Cátia Lisboa, foram ao evento da premiação para receber os troféus.

Além da Saúde, Vitória também faturou este ano o 8º lugar geral entre as cidades mais inteligentes e conectadas do País. 

Reconhecimento em outras áreas

Na edição deste ano, a cidade entrou para a lista das 10 cidades mais inteligentes, ficando com a 5ª colocação em Mobilidade e a 6ª posição em Meio Ambiente, além de ficar em 10º nas categorias Economia, Educação e Tecnologia e Inovação e 11º lugar em Governança.

Levantamento

O levantamento, realizado pela Urban Systems em parceria com a Sator, mapeia todas as cidades com mais de 50 mil habitantes (666 municípios) com o objetivo de definir aquelas com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Fonte de informação

"Uma cidade inteligente é aquela que usa tecnologia e inovação para fazer mais, fazer melhor e com menos recursos, beneficiando quem mais precisa: a população. Portanto, se torna uma cidade mais justa, mais humana e mais feliz. Nesse sentido, a pesquisa elaborada para o ranking é uma fonte de informação fantástica para as cidades brasileiras, principalmente em poder comparar as cidades com características semelhantes, com indicadores comuns e padronizados, e isso nos permite ver onde podemos melhorar, tendo em vista a realidade brasileira", destacou o prefeito Luciano Rezende.

"Desde que assumimos a gestão, em 2013, temos investido em soluções de tecnologia que modernizem o processo de gestão e proporcionem melhor atendimento aos moradores. Vitória vem se mantendo em posições de destaque no ranking, principalmente em Saúde, sendo pentacampeã desde 2015, e entrou para a lista das 10 melhores cidades (Top 10) em Educação, Mobilidade Urbana, Meio Ambiente, Economia, Governança, Tecnologia e Inovação", salientou ele.

Foto Divulgação
Tela do Sistema de Agendamento Online e do Confirma Vitória
Agendamento Online e Confirma Vitória otimizam a oferta de vagas de consultas nas unidades de saúde de Vitória

Saúde

Vitória se destacou no eixo Saúde com 837 médicos por 100 mil habitantes, despesas pagas de R$ 688 por habitante no setor e 5,7 óbitos por mil nascidos vivos.

Para a secretária municipal de Saúde, Cátia Lisboa, o Agendamento Online, a Rede Bem Estar e o Confirma Vitória são um marco da atual gestão.

“O município de Vitória tem trabalhado desde o início da gestão com o conceito de cidade inteligente, o que contribui na gestão dos serviços com foco no cidadão, de forma mais justa e mais humana”, disse a secretária.

Agendamento

O Agendamento Online para marcação de consultas odontológicas, médicas e de enfermagem agilizou a forma como as consultas são marcadas nas 29 unidades de saúde do município e também contribuiu para a elaboração de um sistema de confirmação que não permite que as vagas sejam perdidas por falta dos pacientes.

A ferramenta, desenvolvida pela Sub-TI e que foi ampliada para os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), pode ser acessada por meio do portal da Prefeitura ou pelo aplicativo Vitória Online. 


Voltar ao topo da página