Notícias

Alunos da Emef Moacyr Avidos aprendem sobre ecossistemas de Vitória

Publicada em 17/09/2019, às 19h15

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Educação ambiental com alunos
Alunos fizeram uma trilha no Parque da Fonte Grande (ampliar)
Divulgação Semmam
Educação ambiental com alunos
Atividades em sala de aula fazem com que estudantes aprendam mais sobre os ecossistemas de Vitória (ampliar)

Educadores ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e professores de aulas eletivas das turmas dos 6º e 7º anos do Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (EmetTI) Moacyr Avidos, na Ilha do Príncipe, estão desenvolvendo o projeto "Observando e conhecendo os Ecossistemas da minha cidade".

Os alunos estão estudando em sala de aula materiais educativos disponibilizados pela Gerência de Educação Ambiental sobre os ecossistemas encontrados em nosso município, como Mata Atlântica, manguezal e restinga. Neste mês, os estudantes conhecerão mais a respeito da Mata Atlântica.

Na tarde desta terça (17), eles fizeram uma visita pela trilha de interpretação ambiental no Parque da Fonte Grande.

Restinga

Já no dia 1º de outubro, os alunos conhecerão um pouco mais sobre a testinga por meio de palestra da educadora ambiental Maria Aparecida Drumond, do Centro de Educação Ambiental da Mata da Praia.

No dia 8, os alunos terão a oportunidade de realizar uma visita monitorada no Parque Alfonso Pastore, na Mata da Praia, onde poderão ver de perto a vegetação de testinga e colocar em prática todo conhecimento adquirido em sala de aula e na palestra.

Manguezal

No mês de novembro, os alunos conhecerão mais sobre o ecossistema manguezal. No dia 5, haverá uma palestra com a educadora ambiental Juliana Conde.

Já no dia 12, os alunos terão a oportunidade de fazer uma visita monitorada na trilha do manguezal da Ufes, que faz parte do maior complexo de manguezal em área urbana do Brasil.

Oficinas

Em pararelo a essas atividades, estão estão sendo desenvolvidas dentro de cada tema oficinas com dinâmicas de interação.

Essas atividades estão auxiliando na construção de uma grande colcha de retalho confeccionada pela própria escola e que será composta por desenhos que simbolizam a fauna e a flora dos ecossistemas de Vitória, conforme explicam a professora Teresa Andrade Lenir e a pedagoga Claudia Pitanga.

Mapa

O Mapa Gigante Interativo dos Ecossistemas de Vitória também estará na escola. 


Voltar ao topo da página