Notícias

Cajun leva pequenos para assistir a peça de teatro do Viagem pela Literatura

Publicada em 17/09/2019, às 14h40

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
O Casamento de Dona Baratinha Ufes Cajun
Crianças do Cajun assistiram à peça "O Casamento da Dona Baratinha" no teatro da Ufes
Guiomedce Paixao
O Casamento de Dona Baratinha Ufes Cajun
Gabriela e Edson participaram da ação e gostaram da peça infantil

Crianças, adolescentes e educadores sociais do Cajun de Santo André participaram de atividades lúdicas do projeto Viagem pela Literatura, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Semc), no teatro na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), nesta terça-feira (17).

Eles assistiram à apresentação cultural da peça infantil "O Casamento da Dona Baratinha", do grupo de teatro Campaneli.

"Estou vindo pela primeira vez no teatro, mas pretendo voltar aqui. Gostei muito, principalmente, do casamento da Dona Baratinha", citou Gabriela de Souza, 10 anos.

"Para mim foi uma surpresa eles se casarem no final. Não esperava. Gostei muito de ter conhecido o teatro", comentou Larissa Mendes, 11 anos.

"O que mais gosto do teatro é a parte de interpretação dos atores. Sempre que meu tio consegue ingresso, ele nos dá. Sonho um dia ser um deles", disse Edson Maciel de Assis Oliveira Junior, 11.

Peça

A peça de teatro conta a história de Baratinha. Um dia, quando ela estava na floresta varrendo o quintal de casa, encontra uma caixinha repleta de moedas de ouro. Feliz com o achado, Baratinha resolve realizar seu grande sonho: casar. A peça então conta a história de Baratinha em busca de um pretendente, o grande amor de sua vida.

Oportunidade

"Os Cajuns estão trabalhando o eixo temático 'Participação', que visa valorizar a convivência social para que eles participem de eventos culturais. É muito importante para crianças e adolescentes saírem do seu território e terem a oportunidade de conhecer vivências diferentes. Muitos nunca participaram de um teatro. Queremos dar alegria para eles. São novas histórias que eles podem presenciar e sonhar", explicou a coordenadora do Cajun de Santo André, Lúcia Helany.

Leitura

"O projeto Viagem pela Literatura é uma realização da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim, da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Tem como objetivo incentivar a prática da leitura por meio de atividades desenvolvidas por atores e contadores de histórias em vários espaços do município e também na biblioteca. São várias atividades que proporcionamos para promover o acesso democrático ao livro e à cultura, como: Viver o Livro ao Vivo e em Cores (peça teatral baseada em livros), Encontro com o Escritor, oficina de Contação de Histórias, Círculo de Leituras, Sarau Poético, oficinas de Crônicas e Poesias, Leitura no parque/praça e Caixa-estante (minibiblioteca)", explicou a coordenadora da Biblioteca Municipal, Elizete Caser.

Guiomedce Paixao
O Casamento de Dona Baratinha Ufes Cajun
Ação envolveu crianças, adolescentes e educadores do Cajun de Santo André
Guiomedce Paixao
O Casamento de Dona Baratinha Ufes Cajun
"Atividades como esta têm o objetivo de promover o acesso democrático ao livro e à cultura", disse Elizete Caser

Voltar ao topo da página