Notícias

Cuidadores de idosos e pessoas com deficiência têm diversão e promoção da saúde

Publicada em 12/09/2019, às 17h49

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Diversão na praça Parque Moscoso
Maria do Rosário cuida dos netos e de um cadeirante e fez questão de participar da ação no Parque Moscoso
Guiomedce Paixao
Diversão na praça Parque Moscoso
"Essas atividades são boas para ocuparmos nossa mente", comentou Maria do Rosário

Cuidadores de idosos e pessoas com deficiência acompanhados pela equipe do Serviço Especializado de Atendimento Domiciliar (Sead) participaram, na manhã desta quinta-feira (12), do encontro "Diversão na Praça", no Parque Moscoso. A atividade faz parte do projeto "Respiração". 

A ação teve a parceria da Unidade de Saúde do Centro e dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e contou com relaxamento, dinâmicas e técnicas de respiração, jogos e brincadeiras. O objetivo foi agregar a metodologia das Práticas e Integrativas e Complementares (PIC´s) no trabalho dos cuidadores. 

"O Sead acompanha a minha mãe em casa há uns sete anos. Atualmente, estou como cuidadora dela. Cuido diariamente da sua alimentação também. Essas atividades são boas para ocuparmos nossa mente", comentou Maria do Rosário de Jesus, de 57 anos.

"Essas atividades revigoram a nossa saúde. Espero viver bem e com saúde até os meus 80 anos", disse Ana Maria de Oliveira, 66, que cuida dos netos e de um cadeirante.

Palhaço

O antropólogo Thiago Araujo, também conhecido como palhaço "Pindaíba", fez uma apresentação divertida para os presentes e destacou a importância da ação. "Queremos propor para eles (cuidadores) um novo condicionamento físico e psicológico. A pessoa tem que relaxar e ser divertida porque, assim, condiciona seu corpo e sua mente para alcançar seus objetivos. As brincadeiras se encaixam em situações inusitadas de libertar os movimentos".

Respiração

"O nome do projeto é 'Respiração' porque remete a agir e a respiração é vida. A atividade foi focada nos cuidadores, que, de certa forma, acabam adoecendo junto ou até mais. As dinâmicas e atividades fortalecem os laços de convivência, respeito, tolerância, memória e raciocínio. Enfim, um olhar ampliado para as necessidades humanas, seja a saúde física, mental e espiritual", explicou a assistente social da Unidade de Saúde de Vitória, Fabiola Pazinatto.

Superação

"Convidamos responsáveis por pessoas idosas e com deficiência para realizar essas atividades para que elas cuidem da sua saúde também. Queremos disponibilizar saúde e bem-estar a todos nossos atendidos", ponderou Lucia Fernandes de Lima, assistente social do Sead/Creas Centro.

Diferença

"Essa proposta faz parte de um planejamento geral das equipes dos Creas Maruípe, Bento Ferreira e Centro que realizam atendimentos domiciliares para pessoas idosas ou com alguma dificuldade de locomoção. Queremos garantir que todos os usuários e cuidadores tenham acesso às atividades da rede socioassistencial. Promovemos essa ação com os cuidadores porque precisam também ter um convívio familiar e comunitário. Assim, promovemos a qualidade de vida para que elas estejam socializando e precisam ser cuidadas. Isso faz a diferença na vida de todos", afirmou a assistente social do Sead/Creas de Bento Ferreira, Rachell Amâncio.

Guiomedce Paixao
Diversão na praça Parque Moscoso
Palhaço "Pindaíba" fez uma apresentação divertida para os cuidadores
Guiomedce Paixao
Diversão na praça Parque Moscoso
Ação intergeracional envolveu equipes do Sead e da US Vitória

Voltar ao topo da página