Notícias

Jovens retratam região onde vivem após oficina de fotografia do Odomodê

Publicada em 11/09/2019, às 15h12

Por Josué de Oliveira, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Oficina de fotografia do Odomodê
Jovens puderam colocar em prática o que aprenderam na oficina de fotografia (ampliar)
Divulgação Semcid
Oficina de fotografia do Odomodê
Alunos fizeram fotos na região da Prainha de Santo Antônio (ampliar)

Jovens que são atendidos no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Santo Antônio tiveram a oportunidade de registrar imagens da região onde vivem.

A iniciativa aconteceu após a realização de uma oficina de fotografia do Núcleo Afro Odomodê, que é um equipamento da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

A oficina fez parte do Grupo de Estudos Mandela. Além de aprender técnicas de fotografia e noções de como manusear a câmera, os jovens protagonizaram suas próprias imagens após o treinamento.

Juventude negra

Através da atividade, buscou-se trabalhar a identidade e o empoderamento, focando na história, na resistência e na realidade da juventude negra.

A jovem Kesia Santana contou que a experiência foi muito importante. "Ao participar da oficina e do bate-papo com o Odomodê, percebemos a importância de não olhar apenas o lado ruim do bairro onde moramos ou até da gente mesmo. É importante registrar nossa história para conhecer quem somos", relatou.

Lente

A educadora do Odomodê Raffaella Passos foi a responsável por ministrar a oficina. A pergunta "Com que lente o jovem vê seu território ou a si mesmo?" foi o pontapé para o início das atividades.

Durante a aula externa, os alunos da oficina puderam fotografar imagens que tinham no entorno do Cras, a Prainha de Santo Antônio, além de seus próprios colegas de turma.

Divulgação Semcid
Oficina de fotografia do Odomodê
Divulgação Semcid
Oficina de fotografia do Odomodê

Voltar ao topo da página