Notícias

E-book mostra como bons tratos fortalecem vínculos em Consolação

Publicada em 06/09/2019, às 12h36

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Instituto João XXIII/Divulgação
E-book da rede socioassistencial de Consolação
E-book traz vivências e experiências visando ao fortalecimento dos vínculos afetivos e da convivência (ampliar)

Depois de vários anos de trabalho diário junto a crianças e adolescentes, estudos de casos e pesquisas, profissionais da rede socioassistencial de Consolação perceberam que precisavam ter uma estratégia única de abordagem e de ação junto às famílias do território, visando ao fortalecimento dos vínculos afetivos e da convivência.

A história de articulação entre técnicos de várias formações e entre diferentes serviços e entidades socioassistenciais e os resultados alcançados estão no e-book "Escrevendo Caminhos em Rede", lançado na tarde desta quinta-feira (5), no Instituto João XXIII.

O e-book, que tem 80 páginas, integra o projeto "Tecendo Caminhos em Rede", lançado em dezembro do ano passado. A ideia surgiu da preocupação dos profissionais com a forma agressiva como as pessoas de uma mesma família se tratavam, com violência verbal, física e psicológica, e como essa atitude dificultava e fragilizava a convivência familiar e comunitária.

Os técnicos perceberam a necessidade de criar estratégias para estimular palavras e atitudes de bons tratos e promover o fortalecimento da afetividade. Isso incluía formação para todos os técnicos da rede, construção de ferramentas, como jogos, encontros e dinâmicas, e aplicação prática dos novos conceitos. 

Tudo isso está registrado no e-book. "No livro digital, relatamos nossas discussões, nossos aprendizados, nossa formação e a vivência prática, cujo marco foi a colônia de férias em julho. Foi nesse momento de lazer, envolvendo crianças, jovens e idosos, que aplicamos a estratégia construída em rede e verificamos juntos os resultados", conta Mônica Bolzan, assistente social do Instituto João XXIII.

A colônia de férias atraiu 200 pessoas por dia, durante quatro dias. As atividades ofertadas foram voltadas para questões como o que é preciso para ter um bom relacionamento, a importância do respeito e da gentileza, os diferentes formatos de famílias e a complexidade de cada fase de desenvolvimento: crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Trabalho em rede

Imagem divulgação
Rede socioassistencial de Consolação
Técnicos do projeto Tecendo Caminhos em Rede abraçaram a causa para mudar a realidade de algumas pessoas do território de Consolação (ampliar)

"Acreditamos no poder de trabalhar em conjunto e, assim, ir além de nosso ambiente para alcançar muito mais famílias. Propusemos esse projeto e, para nossa alegria, ele foi abraçado por toda a rede e nos trouxe aqui", disse Adriana Giuberti Bergi, diretora-presidente do Instituto João XXIII.

O projeto contou com apoio financeiro da Vale e da EDP, além de organizações como Comcav e o Fundo Para Infância e Adolescência (FIA). "O sucesso desse projeto foi entender que precisamos cuidar das pessoas na integralidade delas, com ações integradas de todas as áreas, como saúde, educação, assistência e lazer. Desejo que as redes de todo o município possam conhecê-lo e replicá-lo", disse Andressa de Azevedo, analista de relações com a comunidade da Vale. 

Equipamentos

O projeto envolveu 13 equipamentos locais: Cras Consolação, Cajun Consolação, Conselho Tutelar de Maruípe, Cajun Jaburu, Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispi) Jaburu, Creas Bento Ferreira, Unidade de Saúde de Consolação, Cmei Laurentina Correa Mendonça, Cmei Carlos Alberto Martilnelli, Emef Professor João Bandeira, Emef Aristóbulo Barbosa Leão, Instituto João XXIII e Instituto Sarça. 

"O próximo passo é compartilhar todo esse aprendizado com as redes dos outros territórios de Vitória e até de fora do município, fortalecendo a metodologia e alcançando mais famílias", diz Rogerio Seiji Fukuda, coordenador do Cras Consolação.


Voltar ao topo da página