Notícias

Adolescentes e idosos compartilham vivências e histórias em encontro de gerações

Publicada em 04/09/2019, às 15h15

Por Paula M. Bourguignon, com edição de Matheus Thebaldi


Guiomedce Paixao
Nispe Santo Antonio
Nispi de Santo Antônio recebeu encontro de adolescentes e idosos nesta quarta-feira (4)
Guiomedce Paixao
Nispi Santo Antonio Mariã e Selma
Miriã aprendeu e trocou experiências com Selma durante o encontro

Em uma manhã reflexiva e com muita integração entre adolescentes e idosos, o Projovem do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Valcenir Patrocínio dos Santos (região de Santo Antônio) promoveu o Encontro Intergeracional, no Núcleo de Integração Social Para Pessoa Idosa (Nispi) da região, na manhã desta quarta-feira (4).

Na oportunidade, as pessoas idosas que frequentam o Nispi de Santo Antônio e os jovens desenvolveram a temática "O que é ser diferente?". Todos participaram de rodas de conversas em dupla para compartilhar experiências de vida, momentos e particularidades.

Foram disponibilizadas duas "caixas surpresa" para dinamizar o encontro. Em uma, havia máquina fotográfica, bola de gude, garrafa e pula-corda e, na outra, relíquias como ferro a vapor, filtro de barro, tanque de lavar roupa e vitrola. Em seguida, as duas gerações dançaram várias músicas de funk, sertanejo e até Música Popular Brasileira (MPB).

Vivências

"Selma me contou vários momentos vividos na sua juventude. Aprendi a respeitar muito mais os idosos. Me ensinou também a importância de me amar em primeiro lugar", disse a adolescente Miriã Augusto de Morais, de 15 anos, que fez uma roda de conversa com Selma Soares de Souza, 63.

Já Selma recordou suas vivências: "Percebi nela o interesse pelo futuro, em ser médica pediatra, mesmo com seus 15 anos. Miriã, mesmo com 12 irmãos e apesar da diferença de idade entre eles, tem um bom relacionamento com a família. Valorizo muito isso. Até porque eu perdi dois familiares por conta da bebida. Queria ter ajudado, mas não consegui", comentou.

As duas são vizinhas, mas nunca tinham se visto no bairro Santo Antônio.

Tecnologia

"A minha família sempre registrava momentos felizes com a fotografia. Tenho fotos reveladas até hoje da minha infância e juventude. O tempo vai passando e, com a tecnologia, as fotos ficam guardadas na memória da câmera do celular. Como era bom ter a foto impressa, por isso meu objeto foi a câmera fotográfica", disse Marinete Boa Morte, 59.

Particularidade

"Berenice e eu descobrimos uma particularidade: nós dois gostamos de samba. Está sendo muito boa essa conversa com ela. Estou aprendendo muito", mencionou Maicon de Oliveira, 18.

Já Berenice Lígia Ferreira da Penha, de 80 anos, lembrou do Carnaval. "Eu curtia muito o Carnaval no Náutico Brasil com meu marido e com minhas filhas. Foi o melhor tempo da minha vida".

Compartilhar

"A ideia principal é que todos compartilhem seus sentimentos de afetividade e de amor. Que adolescentes e idosos compartilhem entre si suas vivências. Isso só estreita os laços de amor, respeito e compreensão entre eles", explicou a educadora social do Projovem de Santo Antônio, Mara Marçal.

Aproximação

"A nossa proposta foi a integração das pessoas idosas com os adolescentes do Projovem, além da valorização, da aproximação e da convivência entre ambas gerações, visando ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários" explicou a coordenadora do Núcleo de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispi) de Jaburu, Santo Antônio e São Pedro, Jizelly Sacht.

Integração

"As pessoas idosas gostam dessas atividades e os jovens admiram os relatos da história de vida e da memória afetiva. O encontro de gerações é importante por conta desse fortalecimento de vínculos. Isso com certeza faz a diferença na vida de cada um", afirmou a supervisora técnica dos Serviços de Convivência para Pessoa Idosa, Tarcila Rodrigues.

Guiomedce Paixao
Nispe Santo Antonio Berenice e Maicon
Berenice e Maicon conversaram e também falaram de suas vivências
Guiomedce Paixao
Nispi Santo Antonio Marinte
Marinete foi uma das idosas que participaram do encontro intergeracional

Voltar ao topo da página