Notícias

Cidade educadora: começa o Festival de Linguagens Integradas de Vitória

Publicada em 29/08/2019, às 07h03

Por Alan Rodrigues Costa (akrcostaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Douglas Schneider
Festival Linguagens Integradas
Apresentações culturais fazem parte do Festival de Linguagens Integradas
Douglas Schneider
Festival Linguagens Integradas
Evento reúne centenas de estudantes da rede municipal de ensino

Começa nesta quinta-feira (29) o VII Festival de Linguagens Integradas de Vitória. Realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), o evento reúne, até o final do ano, centenas de estudantes.

Eles se juntam a educadores e profissionais em torno das diversas práticas nas áreas do conhecimento, potencializando a expressão do currículo por meio das atividades do cotidiano escolar.

Promovido anualmente, o evento se subdivide em três áreas temáticas, com atividades acontecendo simultaneamente por toda a cidade. “Práticas Culturais”, “Práticas Corporais” e “Jogos Escolares Municipais” são as áreas que compõem o festival.

"O objetivo do festival é integrar as diferentes manifestações esportivas, culturais e artísticas que envolvem as experiências dos estudantes e professores, tanto da Educação Infantil quanto do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA)”" revela a coordenadora da Educação Integral de Vitória, Fátima Rodrigues Burzlaff.

Práticas Culturais

Essas práticas consistem nas diversas linguagens culturais (capoeira, circo, dança, ginástica, música e teatro) e acontecerão nos dias 9, 10, 11, 12 e 17 de setembro, no Teatro Sônia Cabral, que fica localizado no Centro Histórico de Vitória, próximo ao Parque Moscoso.

“As práticas culturais proporcionam a socialização das produções artísticas e culturais dos estudantes, sistematizadas nas práticas pedagógicas construídas no cotidiano das unidades de ensino da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da EJA”, explica Fátima.

Práticas Corporais

Realizadas no mês de outubro, nos dias 1º, 2 e 3, as práticas corporais contam com a participação das crianças dos grupos 5 e 6 da Educação Infantil atendidas pela Educação Integral e dos estudantes do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. 

Jogos e brincadeiras também fazem parte das atividades, que acontecem simultaneamente, em sistema de rodízio, num espaço múltiplo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes).

Jogos Escolares Municipais de Vitória (Jemvi)

Organizada anualmente pela Seme, a competição é voltada para todos os estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal. Este ano, o evento está em sua 49ª edição e oportuniza aos estudantes do 6º ao 9º anos e da EJA vivências em diversas modalidades esportivas.

A cerimônia de abertura acontece nesta quinta-feira (29), no Ginásio Jones do Santos Neves (DED). Na modalidade individual, haverá disputas de xadrez e atletismo, com provas de salto em altura, salto em distância e corrida, entre outras.

Entre as modalidades coletivas, haverá jogos de futsal, basquete, vôlei e handebol. As disputas acontecem até o final do ano, no Ginásio do DED, em Bento Ferreira, e também no Ifes.


Voltar ao topo da página