Notícias

Fábrica de Ideias recebe formatura de jovens do Programa Miniempresa

Publicada em 27/08/2019, às 17h26

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação JAES
Formatura do Programa Miniempresa
Junior Achievement realiza mais uma formatura do Programa Miniempresa na Fábrica de Ideias (ampliar)

O Centro de Eventos da Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, recebe a formatura da 21ª turma de Miniempresa, formada pelos alunos da Junior Achievement do Espírito Santo (JAES), nesta quarta-feira (28), às 19 horas.

A estimativa é de que cerca de 1,3 mil pessoas participem do evento, que reunirá familiares e gestores de empresas e instituições públicas e privadas do Espírito Santo.

Ao longo de seis meses, os estudantes puderam vivenciar e aprender na prática como funciona o dia a dia de uma empresa, desde o setor de produção até o administrativo/financeiro. O objetivo é incentivar jovens do ensino médio de escolas públicas e particulares a criar uma empresa e escolher, produzir e vender um produto.

Programa Miniempresa

Para iniciar o Programa Miniempresa, os alunos fazem pesquisa de mercado para identificar um produto e orçam a matéria-prima. Então eles fabricam a mercadoria, analisam o mercado e fazem o balanço das contas da miniempresa para, depois, partir para as vendas.

O resultado dessa experiência foi a produção de vasos decorativos, abajur, kit de jardinagem, cadernos ecológicos, entre outros produtos.

Os estudantes ainda contam com a ajuda e a experiência de profissionais voluntários que ensinam noções de marketing, finanças, produção e recursos humanos. Depois, eles apenas acompanham o andamento do negócio, que já é totalmente administrado pelos alunos.

Junior Achievement

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo.

Atualmente, está presente em 123 países e, no Brasil, possui unidades em todos os Estados e no Distrito Federal. Os programas já beneficiaram cerca de 30 milhões de jovens em todo o mundo, com a colaboração financeira de empresas, fundações e pessoas físicas.

No Estado, a Junior Achievement chegou em 2001 e contabiliza mais de 240 mil alunos atendidos pelos programas em escolas públicas e particulares da Grande Vitória e do interior.


Voltar ao topo da página