Notícias

Escola vai usar mapa interativo de ecossistemas da Semmam em sala de aula

Publicada em 23/08/2019, às 15h19

Por Regina Freitas, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Mapa interativo de ecossistemas
Professoras conheceram o Mapa Interativo de Ecossistemas de Vitória para aplicar conhecimentos em sala de aula (ampliar)

Professores da Escola Moinho de Invento, em Jardim Camburi, participaram de uma formação com a Gerência de Educação Ambiental (GEA/Semmam) para o uso do Mapa Gigante Interativo dos Ecossitemas em sala de aula, nesta sexta-feira (23).

A proprietária da escola, Celeste Fabris, teve ideia de usar o material para complementar e potencializar o projeto institucional "Cidade de Vitória", que vem sendo desenvolvido pelos alunos de 5 anos da turma "Planeta".

O mapa será trabalhado na escola no período de 23 de agosto a 13 de setembro. "Os alunos terão uma rica oportunidade de identificar, localizar e conhecer mais sobre o território de Vitória", contou a gerente de Educação Ambiental, Juliana Sardinha.

Mapa

O mapa foi desenvolvido pelos técnicos das gerências de Educação Ambiental e de Informação e Geoprocessamento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) e tem cerca de 50 metros quadrados, o que equivale a pouco menos da metade de uma quadra de futsal.

"O Mapa Interativo é uma ferramenta pedagógica que possibilita diversas reflexões acerca das interrrelações entre os ambientes naturais e as ações e ocupações humanas estabelecidas no município", disse o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain.

Ecossistemas

Com o mapa, é possível verificar e localizar as principais áreas de proteção ambiental que abrigam os ecossistemas naturais (Mata Atlântica, manguezal, restinga, mata paludosa e ambientes marinhos) e os ecossistemas urbanos (bairros e edificações).

Também é possível identificar os principais rios de Vitória e suas nascentes e, ainda, visualizar as estações de tratamento de esgoto, os reservatórios de água e as áreas que estão passando por processo de recuperação florestal com ações de enriquecimento do solo e reflorestamento.

Agendamento

Desde o mês de março de 2019, quando foi confeccionado e adquirido o Mapa Interativo, várias escolas e diversos grupos sociais têm tido acesso a essa ferramenta de Educação Ambiental. Basta entrar em contato com a Gerência de Educação Ambiental pelo telefone (27) 3382-6585.


Voltar ao topo da página