Notícias

Fábrica de Ideias: empresa incubadora desenvolve solução para pesagem de cargas

Publicada em 21/08/2019, às 18h22

Por Patrícia Arruda, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Sensor Roll
Por meio do Sensor Roll, motorista será informado do peso da carga içada e se está de acordo com a capacidade do caminhão (ampliar)

A Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, tem se tornado referência em inovação e na transformação de boas ideias em produtos a serem levados para o mercado. No local, toda uma estrutura é disponibilizada para dar suporte a empreendimentos inovadores.

As ações da Fábrica de Ideias são fomentadas pelo Ifes e pela Prefeitura de Vitória, que exercem, desde março de 2016, sua governança por meio de um termo de cessão de uso de bem imóvel com gestão compartilhada.

Uma das empresas incubadas na Fábrica de Ideias é a MPA Soluções de Engenharia, que, atualmente, desenvolve solução para pesagem do conteúdo de caçambas modelo Roll on Roll off.

Da cabine, o motorista será informado do peso da carga içada e se está de acordo com a capacidade do caminhão, reduzindo custos de manutenção, multas e acidentes provenientes de sobrepeso.

Segundo o diretor de desenvolvimento da MPA, Paulo José de Almeida Barbosa, o projeto foi construído baseado numa demanda de um cliente, no final de 2017.

"Modelamos o projeto, mas a proposta comercial não foi aprovada. Com recursos próprios, investimos no desenvolvimento do projeto durante um ano. O conceito do projeto foi validado em simulações CAD e experimentalmente com um protótipo construído por nós, mas, ao apresentarmos novamente a proposta para a empresa, não obtivemos sucesso", conta.

Barbosa lembra que, a partir da negativa, a MPA buscou outras alternativas, como a incubação. "O principal ponto que o Núcleo Incubador do Campus Vitória do Instituto Federal do Espírito Santo (Nivix) colaborou foi no incentivo à revisão e na construção do modelo de negócios adequado, um olhar crítico sobre a apresentação do produto e um reforço positivo quanto ao potencial do produto”, comemora.

No momento, a empresa busca parceiros para realizar o teste real do Sensor Roll, além de trabalhar no desenvolvimento de outros produtos, como a ATT360, uma máquina automática para realização de ensaios de fotos publicitárias de produtos em 360°.

Inovação

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), Leonardo Krohling, destaca a importância da parceria para o desenvolvimento de inovação no município.

"A cessão do uso da Fábrica de Ideias para esse tema já vem dando resultados. Uma empresa que desenvolve soluções como essa só mostra que estamos no caminho certo e que vamos colher muitos frutos futuramente. Precisamos continuar avançando para que a inovação – que já faz parte da cadeia da nossa nova matriz econômica - seja um dos pilares do desenvolvimento econômico do município”, afirma.

Incubadora

A Incubadora do Ifes é um ambiente organizacional e educacional desenvolvido para oferecer residência temporária e suporte para empreendimentos inovadores (empresas, start-ups e organizações da sociedade civil).

Organizada em núcleos incubadores e vinculada à Agência de Inovação do Ifes (Agifes), a Incubadora proporciona aos empreendedores oportunidades de capacitação, uso e compartilhamento de infraestrutura física, serviços, laboratórios de pesquisa, mentoria e assessoria gerencial, com o objetivo de promover evolução e consolidação do empreendimento com projetos inovadores para a sociedade.

Nivix

O Núcleo Incubador Vitória está localizado na Fábrica de Ideias, em Jucutuquara, e tem como linhas de atuação: Eletrotécnica; Metalurgia; Mecânica; Construção civil; Geoprocessamento; Tecnologias educacionais; Segurança do trabalho; Práticas desportivas; Tecnologias para sustentabilidade e preservação do meio ambiente; Economia criativa e Cooperativismo.


Voltar ao topo da página