Notícias

Documentário "Vitória delas: Uma história real" conta superação das mulheres

Publicada em 16/08/2019, às 17h13

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semcid
Lançamento do vídeo Vitória Delas
Vídeo foi lançado e exibido no Cine Metrópolis (ampliar)

O Cine Metrópolis, localizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), abriu a telona na última quarta-feira (14) para o lançamento do documentário "Vitória delas: Uma história real". O documentário conta a história de quatro mulheres: Winy Fabiano, Dora Costa, Ivete Pereira e Berenice Correa.

Todas são lideranças influentes em suas comunidades e protagonistas de suas vidas. A produção retrata, de forma verdadeira e única, a superação dessas moradoras de Vitória para propor as reflexões sobre as questões das mulheres, partilhando suas histórias contra o machismo.

O projeto é uma ação da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos e Trabalho (Semcid), por meio da Coordenação de Políticas Públicas para as Mulheres.

"A vitória é delas! A vitória é nossa, já que, através do documentário, partilhamos saberes com elas", comemora a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Mariana Bernardes.

Enfrentamento

O secretário da Semcid, Bruno Toledo, destacou que a rede de atendimento às mulheres e enfrentamento à violência tem aumentado, como o crescimento do número de delegacias, promotorias, juizados, centros de atendimento e casas de abrigo. "Precisamos continuar nesse caminho, mas isso não é o suficiente, considerando, inclusive, que as mulheres continuam a sofrer violência", comentou.

Com base nesse alto índice de violência contra as mulheres, Bruno Toledo destacou também a importância do campo da prevenção. "Para nós, da Prefeitura de Vitória, a prevenção passa pela discussão de uma nova cultura em relação ao respeito e à promoção da igualdade de gênero", destacou.

O secretário aproveitou para anunciar as novas ações. Uma delas é a implantação do projeto piloto "Maria da Penha vai à Escola", que visa proporcionar a conscientização dos profissionais das unidades de ensino fundamental e EJA da comunidade de Goiabeiras contra a prática da violência doméstica e familiar contra a mulher, além de contribuir para a construção de uma cultura de Direitos Humanos entre os estudantes.


Voltar ao topo da página