Notícias

Seminário de Mobilização Estudantil fortalece gestão escolar na rede municipal

Publicada em 16/08/2019, às 14h27

Por Renata Moreira, com edição de Matheus Thebaldi


Diego Alves
Seminário de Mobilização Estudantil
Seminário tem como proposta possibilitar a integração dos estudantes, contribuir com a formação e estimular a organização (ampliar)
Diego Alves
Seminário de Mobilização Estudantil
"Fico muito feliz em ver movimentos como este em prol da mobilização dos estudantes", disse o prefeito Luciano Rezende (ampliar)

A Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou mais uma edição do Seminário de Mobilização Estudantil, nesta última quinta-feira (15). O evento, realizado anualmente, reuniu centenas de estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), no auditório da Centro Católico de Estudos Dom Silvestre Luiz Scandian, em Vitória.

O seminário tem como proposta possibilitar a integração dos estudantes, contribuir com a formação e estimular a organização, incentivando a participação e o protagonismo estudantil, além de promover troca de experiências vivenciadas nas escolas. Palestras, apresentações musicais e práticas educacionais também marcaram o encontro.

Palestras

Os estudantes tiveram a oportunidade de participar de atividades e palestras sobre "Segurança da Internet: uso responsável das redes sociais e combate às agressões virtuais", com o palestrante Alessander Alves Novaes, que é perito forense computacional e analista de segurança corporativa e atua há 20 anos na área de Tecnologia da Informação (Sub-TI). 

Depois, foi a vez do palestrante Jhon Conceito, que é poeta, compositor e orientador social, entreter os estudantes com suas rimas e apresentação sobre "Slam: Poesia Falada".  

Os estudantes também ouviram um pouco sobre como a participação dentro de grêmio estudantil ajuda no desenvolvimento dos alunos.

Mobilização

"Fico muito feliz em ver movimentos como este em prol da mobilização dos estudantes. A Educação de Vitória tem uma estrutura muito forte e é a única capital do Brasil que tem eleições para diretores, tornando o processo educacional ainda mais democrático", disse o prefeito de Vitória, Luciano Rezende.

"O Seminário de Mobilização Estudantil é uma das principais ações de fortalecimento da participação dos estudantes na gestão escolar. A escola fica mais bacana e interessante quando a gente compreende o que desejam os estudantes, e o nosso encontro é exatamente para isso", destacou a secretária municipal de Educação, Adriana Sperandio.

Oficinas

O seminário também contou com oficinas para fortalecer o protagonismo estudantil:

Youtube/vídeo
Colaborador: Videomaker/Radialista Bernardo Freitas Leitao

Teatro
Colaborador: Fábio Motta

Fanzine
Colaborador: Jonatas Santos de Almeida – “Jhon Conceito”

Imprensa Jovem: Educomunicação
Colaborador: Carla Andressa Sant'Ana - Comunicóloga

Gênero e Diversidade: Roda de conversa
Colaboradora: Débora Almeida

Letter board / Quadro de letras
Colaboradora: Sheila Miranda Castro

Stop Motion
Colaborador: Fernando Torres Otero de Souza

Empreendedorismo Jovem – Federação Juniores
Colaborador: Brenda Borges e Vinicius Vieira

Introdução à Capoeira
Colaborador: Mestre Marcos Lucena Soares


Voltar ao topo da página